Desde o ano passado, a Gerência de Tecnologia de Informação (CIMED) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) tem promovido a expansão da rede Wi-Fi, abrangendo vários setores do Complexo HC, a fim de facilitar o gerenciamento dos dados e a comunicação entre as equipes assistenciais, trazendo mais agilidade e qualidade no atendimento aos pacientes.
O Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que permite a conexão à Internet de computadores, dispositivos móveis e outros equipamentos, como impressoras e câmeras de vídeo. Os equipamentos da rede foram adquiridos através de pregão eletrônico e por doações.
O Coordenador do Núcleo de Servidores, Banco de Dados e Rede do CIMED, Sandro Coquemala, relata que o Wi-Fi já foi instalado em todos os andares do Ambulatório de Especialidades, além das UTIs Central, Pediátrica e Coronariana e de outros setores, como: subsolo do Hemocentro, Centro Cirúrgico (no HC e no Hospital Estadual Botucatu – HEBo), Farmácia HEBo, Diretoria Clínica, Raio-X (sala de laudos), Laboratório de Biotecnologia Aplicada e Serviço Odontológico.
De acordo com o gestor do Núcleo de Padronização, Auditoria e Segurança Interna do CIMED, Rodrigo Zambom, os benefícios desta expansão podem ser sentidos tanto por parte da informática quanto pelos colaboradores do HCFMB. “Na parte técnica, o projeto traz um gerenciamento centralizado, por uma console na nuvem, além da eliminação de interferências na rede de dados. Para os colaboradores, aumenta a agilidade na interação entre as equipes, pelo uso de aplicativos de comunicação e acesso à Web para consulta a base de dados de pesquisa ou informações sobre doenças, tratamentos, medicamentos, dentre outros”.
Diversos locais já contam com acesso Wi-Fi, como: Superintendência; Ambulatórios de Convênios e de Pediatria; Administração do Pronto-Socorro Referenciado (PSR); Endoscopia; Radioterapia; Ressonância Magnética; Serviço Social e as Enfermarias de Clínica Médica I e II, Cuidados Paliativos, Dermatologia e Neurologia, dentre outros.
Para este ano, a expansão está prevista para ocorrer no PSR, na Hemodiálise, na Casa do Servidor e no Boulevard. “Enfatizamos que ainda estamos levantando, em parceria com a Manutenção do HC, a existência de infraestrutura nestes locais para a melhor realização deste projeto, que visa facilitar o dia-a-dia dos colaboradores do Complexo HC”, encerra Marcelo Martins, Diretor do CIMED.
Muito bom pessoal! Isso será muito importante para as atividades de telemedicina. Parabéns e obrigado à todos envolvidos!