A equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) se reuniu recentemente com membros da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu para consolidar sua parceria em prol ao aleitamento materno e da doação de leite humano.
Com o intuito de ampliar a campanha de incentivo à amamentação e doação, algumas sugestões vêm sendo estudadas, como: aumentar o número de salas de amamentação em creches e investir na educação das mães, tanto no incentivo ao aleitamento, quanto para a importância da doação de leite materno e de seu procedimento correto.
Participaram da reunião o chefe de gabinete do HCFMB Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; a diretora do Núcleo de Gestão da Qualidade Dra. Maria Justina Dalla B. Felippe; a responsável técnica do BLH Angélica Almeida; a supervisora Célia Lopes; a nutricionista Amanda Tiago Zamuner Rodrigues; a secretária adjunta da saúde de Botucatu Valéria Ferreira e a coordenadora da Atenção Básica de Botucatu Ana Lucia Forti Luqui.
Durante a reunião, Dra. Maria Justina ressaltou a participação da Secretaria Municipal de Saúde nos processos de melhoria contínua dos indicadores, atuando diretamente com a equipe do Banco de Leite do HCFMB. “A conscientização sobre a importância da doação, de realizar coletas em domicílio, de verificar as condições do local de doação, de armazenar devidamente o leite doado e transportá-lo para o Banco de Leite do HCFMB faz parte de todo esse processo que estamos trabalhando em conjunto”, diz.
O leite materno contém todas as proteínas e vitaminas que o bebê necessita para sua saúde. Por isso, protege o bebê de várias doenças e infecções, já que fortalece o sistema imunológico da criança.
Atualmente, as unidades do HCFMB que necessitam de leite humano são UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Especiais e Unidades de Cuidados Intermediários aos Recém-Nascidos, que atendem aproximadamente 40 bebês por mês. A meta de doação mensal do BLH do HCFMB é de 90 litros por mês.
Além de Botucatu, o Banco de Leite Humano do HCFMB também tem parceria com diversas outras cidades da região para a captação de leite materno, como Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Conchas, Itaí, Itatinga, Laranjal Paulista, São Manuel, Pardinho, Pratânia, Porangaba, Piraju, Paranapanema, Pederneiras, São Manuel e Torre de Pedra.
O que é preciso para doar leite materno?
Mulheres em período de amamentação, em boas condições de saúde, não fumantes, não usuárias de drogas ou que não façam uso excessivo de álcool estão aptas à doação de leite materno. As mães interessadas devem:
– Entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HCFMB para efetuar sua inscrição como Mães Doadoras de Leite Humano;
– Informar seus dados: nome completo, endereço atualizado, telefone, cidade e principalmente se a mãe está amamentando seu próprio filho.
– Programar a data da primeira visita no domicílio para receber as orientações de retirada do Kit de Coleta de Leite e conhecer todo o trabalho de atenção dispensada pela equipe do BLH.
Informações
Tel.: (14) 3811 6410 / (14) 9.9799 8289 / (14) 3811 2762
Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB
Comentários