7.830 consultas e 1.904 exames: estes são os números de atendimentos realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) em 2021, até o mês de maio, ligados a algum convênio médico. Todos podem usufruir da assistência e do parque tecnológico do Complexo HC, mas, para que esta prática fique sustentável, a identificação dos conveniados para regularização posterior é muito importante.
A Coordenadora do Núcleo de Saúde Suplementar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Mônica de Mattos Pinheiro, conta que já era realizada a captação das internações do convênio IAMSPE de urgência e emergência ocorridas nos finais de semana/feriados e percebeu-se que era uma considerável fonte de arrecadação para o Hospital.
“Em julho de 2020, com o aumento de pacientes que necessitavam de atendimento para detecção do coronavírus, após negociação com o Convênio IAMSPE, iniciamos a captação de atendimentos realizados no Ambulatório Covid. A partir disso e com a diminuição dos atendimentos em nossos serviços, intensificamos a captação de atendimentos realizados no HC por pacientes de todos os convênios contratantes, a fim de manter a arrecadação e, assim, proporcionar recursos mesmo na pandemia”, ressalta Mônica.
Em pouco mais de meio ano, o setor já conseguiu arrecadar mais de R$ 1 milhão para o Hospital e a identificação correta dos pacientes conveniados é importante para que este processo seja realizado com êxito. “Uma vez que consigamos identificar os pacientes conveniados, além de aumentar a captação de recursos para o HC, haverá maior acesso aos pacientes SUS nos agendamentos de consultas e exames. Acreditamos que essa conscientização, além de aumentar a nossa arrecadação, nos permitirá conhecer futuros clientes”, explica Mônica.
Atualmente, o setor de Convênios Assistenciais conta com 39 convênios contratantes e outros ainda em negociação. O acesso às consultas com os especialistas é feito por agendamento telefônico, pelo site do HC (www.hcfmb.unesp.br/convenios) ou na recepção. Os exames podem ser agendados diretamente nas recepções de cada serviço de diagnóstico.
Mônica destaca ainda outras mudanças realizadas no setor desde o início de 2021. “O Ambulatório de Funcionários foi incorporado pelo Núcleo de Saúde Suplementar e também está prevista a renovação das instalações, a implementação de serviços e programas de sustentabilidade. Nossa equipe de colaboradores está comprometida com as boas práticas e inovações para melhor atender nossos clientes internos e externos”, encerra.
Como realizar a identificação do paciente conveniado?
Ao abrir atendimento, é necessário perguntar se o paciente possui algum convênio, apontando no Sistema MV, nos campos de observações (tela do agendamento ou atendimento). Se houver dúvidas sobre este procedimento, é necessário entrar em contato com o setor pelo telefone (14) 3811-6429.
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