Entre os conceitos do termo humanizar, um em particular está de acordo com a vida profissional de nossa personagem desta edição. “Humanizar é compreender o outro em suas diferentes dimensões, entendendo que cada ser em si traz uma bagagem existencial própria”.
O conceito acima vai ao encontro das ações de humanização implantadas pela enfermeira e supervisora da UTI COVID 2 e 3 do HCFMB, Solene Sousa Vale. Ela está no Hospital desde 2005, quando atuava como técnica de enfermagem. Em 2011 concluiu sua graduação em Enfermagem e passou num concurso público da área no próprio HCFMB.
Desde que teve início a pandemia do novo coronavírus e a rotina dos profissionais de saúde do HC se alterou significativamente, Solene tem buscado se reinventar com iniciativas que fortaleçam a relação entre equipe multiprofissional, paciente e família. “Eu sempre priorizo muito o lado humano com o paciente e a família”, lembra.
Ações
A identificação da equipe de enfermagem com fotos, orações, visitas virtuais (com participação do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas –DGAA – do Hospital), prontuário afetivo, comemoração de aniversário de pacientes, foram algumas iniciativas desenvolvidas pela equipe de enfermagem que atua na UTI COVID 2 e 3 do HCFMB.
Questionada sobre o que a inspira na criação de ações de humanização, ela esclarece. “Sempre me coloco no lugar do paciente que está internado e ainda em isolamento, longe das pessoas que ama, num momento de maior fragilidade”, pontua.
Prontuário Afetivo
Com objetivo de reforçar o vínculo entre o paciente e os profissionais de saúde que cuidam dele neste momento tão delicado, a equipe de enfermagem da UTI COVID 2 e 3 do HCFMB, com total apoio e adesão das demais equipes multiprofissionais que atuam na linha de frente no tratamento dos casos de COVID-19 da unidade, fixa, dentro do leito, o prontuário afetivo: escrito a mão de forma colorida e lúdica, a equipe colhe informações repassadas pela família, como apelidos, nomes dos filhos e netos, animais de estimação, time que torce, o que gosta de fazer e até as músicas preferidas.
“Esse nosso prontuário foi produzido com muito carinho e o resultado deu muito certo, ficou muito bonito. Nós pensamos em tudo; as cores são bem delicadas. De todas as ações, creio que o prontuário afetivo foi a que teve mais impacto”, esclarece Solene.
Demais ações
Em virtude da impossibilidade de visitas aos pacientes com COVID-19, Solene e a equipe foram os agentes responsáveis por promover encontros virtuais com os familiares e o paciente. Com tablets, os profissionais de saúde fizeram a ponte para estreitar a distância física imposta pela pandemia. “Os pacientes se sentem mais acolhidos e as famílias mais seguras no cuidado com que o familiar está recebendo”, explica Solene.
Ainda em função do distanciamento, muitos pacientes celebraram seus aniversários dentro da UTI com os profissionais de saúde. Com direito a bexigas e o tradicional “parabéns pra você”, houve momentos de comemoração em meio ao isolamento.
As orações por parte das equipes de saúde tornaram-se tradicionais nos corredores da UTI COVID do HCFMB e a identificação com fotos de cada profissional da enfermagem permitiu estabelecer uma conexão maior com a pessoa que está internada. “O paciente de UTI depende 100% de nós”, complementa.
Legados da Pandemia
Trabalhando 12 horas por dia na UTI COVID 2 e 3 do Hospital, Solene presenciou muitas histórias emocionantes e tristes. “A pandemia nos deu uma oportunidade muito grande de aprendizado, tanto profissional como pessoal” frisa.
Segundo ela, fortalecer e valorizar a relação com os familiares e àqueles com quem lidamos diariamente é um dos maiores legados que a pandemia deixará. “Aprendi ainda mais que a família é a nossa base, o quanto devemos valorizar as pessoas que amamos e nos fazem bem e agradecer a Deus por tudo, pela vida – nosso maior bem”, disse a enfermeira.
“Agradeço muito a minha equipe de enfermagem pela dedicação, por todo apoio. Algumas ações também partem deles, principalmente dos técnicos de enfermagem. Agradeço também a toda equipe multiprofissional, gerência de enfermagem, equipe e responsáveis pela clínica médica, psicologia e DGAA, obrigada a todos”, finaliza Solene.
Equipe maravilhosa, cuidou da minha mãezinha por quase dois meses com muito amor e dedicação infelizmente ela não resistiu porém eu como técnica de enfermagem posso dizer e muitos vão concordar comigo uma internação longa como está, é quase que impossível o paciente não ter lesão por pressão e minha mãe não teve e isso se dá ao cuidado diária e cheio de amor de todos, parabéns, serei eternamente grata a todos vocês! Solene é belo exemplo da enfermagem feita com competência e dedicação!