A assistência ao paciente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) vai muito além de um tratamento eficiente. Realizar um atendimento humanizado é uma preocupação constante, e o estímulo a essas práticas tem sido visto cada vez mais nos últimos anos.
Humanizar vai além do que dar ou adquirir condição humana, como explica o dicionário: é olhar cada pessoa com amor, empatia e dignidade. Pensando nisso, o HCFMB iniciou na última semana a campanha 3 Regras de Ouro, que tem como principal objetivo melhorar a comunicação não só com os pacientes, mas também entre as equipes, aumentando a qualidade da interação de um modo geral.
“Somos pessoas cuidando de pessoas”. Segundo a Diretora de Assistência do HCFMB, Dra. Erika Ortolan, ter um padrão para que todos interajam de forma clara, independente do tipo de assistência prestada, quebrará muitas barreiras. “São regras simples, e que com a prática, se tornam fáceis de serem lembradas. Sentimentos como a ansiedade e o nervosismo dos pacientes podem ser amenizados com a implantação de uma comunicação mais clara”, diz.
As 3 Regras de Ouro que conduzirão a rotina de trabalho no Hospital são:
Quem é você?
Sempre trate o outro pelo nome
Quem sou eu?
Sempre se identifique
O que vou fazer?
Verbalize a ação ou procedimento que irá realizar
A implantação da campanha entre os servidores já está em andamento. Mais do que apenas regras de diálogo ou explicações de procedimentos, estas três regras abrem caminhos de humanização e transparência, contribuindo para a melhora do atendimento assistencial do HCFMB.
“Por mais que sejam oferecidos os melhores tratamentos, o acesso aos melhores equipamentos e as mais avançadas cirurgias, nada disso será valorizado se não enxergarmos o paciente como uma pessoa, que é o amor de alguém”, finaliza Dra. Erika Ortolan.
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