O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebe de 05 a 07 de abril a Oficina de Formação de Avaliadores do Processo de Avaliação e Monitoramento dos Serviços de Hemoterapia e Hematologia. O objetivo do encontro é compartilhar experiências das práticas de avaliação dos serviços na perspectiva do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede, do Ministério da Saúde.
Durante os três dias de atividades, os profissionais do HCFMB serão capacitados para realizar avaliações técnicas e gerenciais no processo de ciclo de sangue da área de abrangência do Hemocentro, que é o serviço de Referência Técnica responsável por garantir a manutenção dos estoques de sangue das microrregiões do Polo Cuesta, Avaré, Jaú; entre outras, totalizando 30 municípios, 10 agências transfusionais e uma clínica privada.
Para o Diretor do Departamento de Apoio à Assistência, Dr. Cláudio Lucas Miranda, este plano de qualificação está sendo realizado em um ótimo momento. “Nosso objetivo é sempre otimizar os processos, principalmente agora, onde a demanda assistencial está cada vez mais alta e vivemos períodos de desabastecimento. Aumentar a eficácia das nossas ações só nos traz benefícios, como a ampliação e fortalecimento da captação de doadores, para que possamos sempre trabalhar com os nossos estoques em níveis seguros”, disse.
As atividades da Oficina foram iniciadas com a aula sobre “Importância do diagnóstico situacional da Hemorrede e sua potência como ferramenta para implementação de melhorias”, pela farmacêutica da Gerência de Supervisão e Acompanhamento da Fundação Hemominas, Maria de Lourdes Martins de Carvalho.
“Este treinamento é uma conquista para o nosso Hemocentro, e demonstra uma fase de renovação, crescimento e amadurecimento da área. Agradeço aos organizadores, público, servidores e ao Ministério da Saúde pelo reconhecimento da importância do serviço de excelência prestado pelo Hemocentro”, finalizou o Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi.
Participaram da abertura da Oficina O Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; a Técnica do processo de avaliação e monitoramento da área de Hemoterapia do Ministério da Saúde, Reyjane Alves Teixeira; a responsável pelo setor de Processamento, Distribuição de Sangue e Controle de Qualidade de Hemocomponentes do Hemosc/Lages, Sr.ª Marli Adelina Sousa; a Gerente do Hemocentro do HCFMB, Enf.ª Andrezza Belluomini Castro; a Coordenadora do Núcleo de Hemoterapia, Patrícia Carvalho Garcia; a Coordenadora do Núcleo de Hematologia, Cristina Fernanda R. Rossetto; a enfermeira supervisora do Hemocentro, Alba Cristina Albano; a Gerente de Laboratórios de Imuno-hematologia e Anemias do Hemocentro de Ribeirão Preto, Ana Paula Rocha Diniz Zanelli; a farmacêutica da Gerência de Supervisão e Acompanhamento da Fundação Hemominas, Maria de Lourdes Martins de Carvalho, além da equipe do Centro de Vigilância Sanitária Municipal de Botucatu, todos os servidores do Hemocentro e demais colaboradores.
Comentários