Nesta terça-feira, 12, o Núcleo de Apoio à Procuradoria e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Pessoas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram o 6º Encontro de Palestras Jurídicas, abordando os aspectos gerais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Voltada para os servidores da Instituição, a palestra foi ministrada no Salão Nobre da FMB pelo Procurador do Estado, Dr. Eduardo Luiz de Oliveira Filho, e por Marcelo Roberto Martins, Encarregado de Dados – DPO do HCFMB.
O Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, esteve presente na abertura do evento e parabenizou a iniciativa, que visa esclarecer as principais dúvidas da implantação da Lei. “A grande maioria de nós veio de uma época em que as informações eram mais restritas e, de repente, chegamos a uma era digital, e a LGPD auxilia na regularização deste novo mundo. Por isso, sempre é importante discutirmos assuntos pertinentes como este, para contribuir com os trabalhos em prol do Hospital”.
Abrindo as palestras, o Procurador abordou aspectos práticos da LGPD e como aplicar estas diretrizes no cotidiano. “Nós tivemos a ideia de fazer este evento porque nos últimos meses, neste começo de ‘pós-pandemia’, surgiram muitos questionamentos sobre a aplicação da Lei, e a intenção é oferecer conhecimento e orientação uniformes para todos os colaboradores”.
Em sua palestra, Marcelo comentou sobre a implantação da LGPD no HCFMB e os passos a serem seguidos pelos setores para a adequação de processos. “Esta é uma mudança cultural e, portanto, é necessário incorporar ações práticas ligadas a segurança da informação em nosso dia a dia, para que possamos almejar a privacidade de dados pessoais. Posso observar um movimento crescente nos departamentos sobre o tema LGPD e sua aplicabilidade e adequação no HCFMB”.
Ao final da palestra, o espaço foi aberto para que os servidores pudessem tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Comentários