Responsável pelo tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) encerrou o ano de 2022 com números expressivos.
Entre atendimentos ambulatoriais e encaminhamentos por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), foram realizadas 8.022 consultas médicas.
O número não contempla as interconsultas, situação em que o paciente sob internação hospitalar, com outro problema de saúde, necessita de avaliação dos profissionais da Vascular em virtude de alguma intercorrência associada à área, como uma Trombose Venosa Profunda (TVP).
Neste quesito, o Serviço registrou 1.776 atendimentos em 2022. “Organização, planejamento, trabalho em equipe e alinhamento no dia-a-dia são fundamentais para nossa atuação”, lembra Dr. Marcone Lima Sobreira, Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HCFMB.
Fluxo
A partir do momento em que um paciente chega ao Serviço de Cirurgia Vascular, um trabalho minucioso de avaliação clínica é colocado em prática. O acompanhamento inclui a realização de exames, como Ultrassonografia Vascular, Doppler, Teste de Esteira e Angiografia Digital.
Com o diagnóstico estabelecido, o paciente recebe o tratamento indicado e, mesmo após o processo de recuperação, os cuidados de acompanhamento permanecem com a equipe médica (quando o caso exige).
Cirurgias
Em 2022, o Serviço de Cirurgia Vascular realizou 653 cirurgias no Centro Cirúrgico, dentre elas, cirurgias de alta complexidade, como aneurismas de aorta, endarterectomia das artérias carótidas, desobstrução arterial das extremidades (desentupir a circulação em casos de tromboses, por exemplo), amputações, varizes, etc.
Dentre os procedimentos mais comuns realizados em ambiente ambulatorial, estão a escleroterapia, escleroterapia com espuma (aplicação de polidocanol) e microcirurgia de varizes.
Laboratório Vascular
No Laboratório Vascular, o Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular possui quatro consultórios e dois aparelhos de ultrassonografia; neste setor, a equipe realiza atendimentos ambulatoriais, exames diagnósticos e alguns procedimentos de baixa complexidade. Entre janeiro e dezembro do ano passado foram realizados 2.631 exames de ultrassonografia.
Hemodinâmica
O Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular dispõe de espaço no Setor de Hemodinâmica, contando com duas salas com máquinas de última geração por meio das quais são realizados procedimentos diagnósticos e terapêuticos para abordagem de doenças vasculares como aneurismas, tromboses e obstruções arteriais. No ano de 2022, foram realizados 916 procedimentos.
“As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que resulta num método seguro e minimamente invasivo e certamente ajudam muitos pacientes quando grandes procedimentos podem ser realizados sob anestesia local”, finaliza Dr. Marcone.
Parabéns Prof Marconi e equipe! um orgulho Unesp! 👏👏👏👏👏👏👏👏