O Banco de Leite Humano (BLH) “Marineuza Nunes de Souza” do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu pelo segundo ano consecutivo o Certificado de “Excelência em Bancos de Leite Humano do interior do Estado de São Paulo”, conquistando mais uma vez o prêmio na Categoria Ouro, com rendimento global de 99%.
O certificado, que é dividido nas categorias Ouro, Prata e Bronze, foi concedido pelo programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano, promovido pelo ministério da Saúde. O Banco de Leite Humano do HC de Botucatu foi avaliado em destaque pelo ministério ao longo deste ano em diversos quesitos, entre eles, a estrutura física, equipamentos, qualificação profissional, produção tanto na assistência como no processamento.
No total foram indicados, 30 Bancos de Leite Humano do interior do estado, dos quais 27 foram credenciados e 20 alcançaram a categoria ouro.
Sobre o Banco de Leite Humano do HC de Botucatu
O Banco de Leite Humano de Botucatu é mantido pelo Hospital das Clínicas há 12 anos.
“Temos uma equipe unida e tudo que é feito é com muito carinho e amor, porque trabalhamos com mães e bebês. Enfrentamos muitas dificuldades, mas, contamos com o apoio das Diretorias e da superintendência do HC que nos atende prontamente sempre que precisamos” explica Angélica Pereira da Cunha de Almeida, responsável pelo BLH.
Atualmente o BLH do HC de Botucatu conta com nove funcionárias capacitadas e treinadas para ir até a residência da mãe lactante, ajudar na ordenha, se necessário, e trazer o leite em condições para o armazenamento no Hospital. O BLH ainda dispõe de uma estrutura nova e moderna instalada no recém inaugurado Hospital Estadual de Botucatu gerido pelo HCFMB.
Como doar
Para as mães lactantes que tiverem interesse em colaborar com o Banco de Leite de Botucatu, basta apenas entrar em contato com a Unidade pelos telefones (014)3811-6410 ou (14)99799-8289, que uma equipe irá até a casa da doadora, oferecerá todas as informações necessárias, explicará todo o processo e ainda oferecerá auxilio sobre outras dúvidas que as mães possam ter. A única exigência feita pelo Hospital das Clínicas é que a doadora não seja fumante.
Mariana Andrade – Assessora de Imprensa HCFMB
Comentários