Nos meses de março e abril, o Departamento de Auditoria e Informações em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) ministrou aulas a médicos, residentes e especializandos do Serviço de Oftalmologia, com o intuito de orientar sobre as melhores práticas de registro de procedimentos no Sistema de Informação Hospitalar.
Desde 2021, as aulas sobre Faturamento Hospitalar para Especializandos, Residentes Multiprofissionais e Médicos integram o Curso de Práticas Hospitalares, ministrado no início do ano para os alunos que ingressam na instituição, em parceria com o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).
A Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão, pontua que, pela especificidade da tabela de procedimentos da Oftalmologia, era necessário um módulo mais personalizado para a equipe. “Iniciamos as aulas por este Serviço pelo fato de ter a maior multiplicidade de procedimentos possíveis de registro, mas pretendemos estender estas aulas também às outras equipes”.
Uma vez processado pelo Núcleo de Faturamento, o registro da assistência transforma-se em uma informação importante para o levantamento de recursos financeiros para o HCFMB e para que os gestores públicos tomem decisões mais assertivas sobre a destinação dos investimentos, a partir da comparação de resultados de prestadores de serviços. Além disso, os números também fazem parte das metas a serem cumpridas pela instituição hospitalar, contratualizadas com o Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Gerente de Faturamento, Produção e Informações em Saúde, Elaine Joaquim, as aulas têm o intuito de trazer às equipes o entendimento sobre a área administrativa da assistência. “Queremos contribuir com a conscientização de todos, principalmente dos residentes, acerca da necessidade da apresentação correta dos dados, tanto para a atuação de cada profissional quanto para o andamento das atividades do Hospital”, encerra.
Comentários