Há 10 anos, o mês de maio no Brasil é marcado pela sensibilização da sociedade sobre a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, seja no papel de pedestre ou de condutor de veículos. Conhecida como “Maio Amarelo”, a campanha é marcada por diversas atividades de conscientização em todo o mundo.
A partir desta campanha, no último sábado, 6, os motoristas do Núcleo de Transportes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Famesp e do Centro Tecnológico e Engenharia Clínica (CETEC) passaram por um treinamento na Casa do Servidor, oferecido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT HCFMB / Famesp), em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Pessoas.
Os servidores receberam orientações em relação a práticas de direção segura, cuidados no transporte e prevenção de distúrbios osteomusculares (tendinites e lombalgias, por exemplo) para a diminuição de riscos laborais. Houve também orientações sobre noções básicas de primeiros-socorros e ergonomia. “É muito importante estarmos preparados para prestar ajuda ao próximo e a nós mesmos em situações de emergência”, salientou Eric Pita Capelup, Bombeiro Civil do SESMT e um dos instrutores.
Para Paulo Henrique Ferrari Filho, Técnico de Segurança do Trabalho do SESMT e responsável pela palestra sobre direção defensiva, foi uma oportunidade única de troca de informações entre os profissionais. “Esses temas são fundamentais para a melhoria da segurança no trânsito e para garantir um transporte mais seguro e eficiente para todos, com aprendizados que podem ser aplicados também na vida pessoal”.
Outro tema enfatizado durante o treinamento foi a importância da atividade física e os riscos do comportamento sedentário no trabalho e no tempo livre. “Para os motoristas, que passam longos períodos na posição sentada, essa questão é especialmente relevante, uma vez que a ciência tem demonstrado que o sedentarismo é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis”, alertou o educador físico Leandro Câmara.
Dioni Roberto Soares, coordenador do Núcleo de Transportes, destacou a importância de momentos como este para estimular a participação dos servidores na preservação da vida no trânsito. “Responsabilidade e consciência são determinantes para que acidentes e outras ocorrências mais graves não coloquem em risco a vida de motoristas, passageiros e demais usuários das vias públicas. Em nome do Núcleo, agradeço a parceria do SESMT e do NUCADE na realização desse treinamento que fortalece os nossos conhecimentos e contribui para uma assistência mais segura e de qualidade aos nossos pacientes e servidores”, finaliza.
Comentários