Núcleo de Gestão da Qualidade inicia cronograma de auditoria interna em setores do HCFMB

Da esquerda para a direita: equipe do Núcleo de Gestão da Qualidade com Ângela Aparecida Dorini e Adriano Martison Ferreira, supervisor da Seção

Na manhã da última terça-feira, 13, o Núcleo de Gestão da Qualidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou uma auditoria interna na Seção Técnica de Laboratórios de Análises Clínicas, com o objetivo de verificar oportunidades de melhoria e elencar os principais desafios da área.

A auditoria interna é um conjunto de procedimentos utilizados para analisar os processos de trabalho, a documentação (registros, Procedimentos Operacionais Padrão – POPs – e protocolos) e indicadores de um setor, com atenção aos aspectos mais relevantes para a manutenção da qualidade do serviço oferecido.

Membros do Núcleo de Gestão da Qualidade do HCFMB / Da esquerda para a direita: estagiários Douglas Vieira Rocha e Letícia Orsi, servidora Tatiane Biazon Rossi Benvenutto e enfermeira coordenadora Juliana da Silva Oliveira

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Enf.ª Juliana da Silva Oliveira, a intenção é aplicar este procedimento em todas as áreas do Hospital e o Laboratório Clínico foi escolhido para iniciar o projeto em virtude do trabalho já realizado na área quanto à produção de documentos. “Ao longo do tempo, acompanhamos as atividades de todos os setores internos da Seção e assessoramos a confecção dos POPs e das Normas e Rotinas. Agora, com esta auditoria, queremos verificar a efetivação dos documentos, com base na RDC 302, que normatiza o funcionamento de Laboratórios”.

Ângela Aparecida Dorini, colaboradora da Seção, afirma que a parceria com a Qualidade é muito importante. “A ação de hoje vem ao encontro da visão da atual gestão do Laboratório, que visa à inovação tecnológica, ao aumento da eficiência e à otimização de recursos”.

Já o Supervisor da Seção Técnica de Laboratórios de Análises Clínicas, Adriano Martison Ferreira, acredita que esse é o primeiro passo para que o Laboratório consiga uma certificação. “Este processo nos ajuda a aumentar a nossa capacidade técnica, aprimorar a qualidade e garantir a excelência dos serviços prestados, além de proporcionar mais segurança aos pacientes”.

Para Juliana, a auditoria interna é um processo que contribui para o crescimento dos setores e para o aprimoramento de suas atividades e que, futuramente, estará realizando a ação em outras áreas do HCFMB. “O principal objetivo é, a partir da identificação de oportunidades de melhoria, fornecer subsídios para que a administração consiga cumprir suas funções com excelência, otimizando as operações pertinentes ao aperfeiçoamento e evolução do setor”, finaliza.

Os interessados em saber mais detalhes sobre o processo de auditoria interna devem entrar em contato com o Departamento de Auditoria e Informações em Saúde pelo telefone (14) 3811-6208 ou pelo e-mail qualidade.hcfmb@unesp.br.