Novo Sistema Eletrônico de Informações é implantado no HCFMB

Servidores multiplicadores do novo sistema foram treinados no último dia 22

A partir da última sexta-feira, 30 de junho, os servidores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) passaram a utilizar uma nova ferramenta virtual de gestão de documentos e processos: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI/SP), que substitui o programa “SP Sem Papel”.

Esta migração foi instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Decreto nº 67.641, de 10 de abril de 2023, e o projeto é encabeçado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI já é utilizado por vários órgãos federais e, de forma gradativa, começou a ser implantado a nível estadual. As autarquias, como é o caso do HCFMB, entraram na terceira fase de migração e, a partir de agora, todos os processos deverão ser tramitados pelo novo Sistema.

A equipe de implantação do SEI / SP no HCFMB é coordenada pelo Gerente de Gestão Corporativa Sílvio Henrique Tomaz e é composta por uma Equipe Estratégica, formada por Karen Aline Batista da Silva, Luciana de Melo Silva e Patrícia Guarnieri Frazão, e por servidores da Gerência de Tecnologia da Informação (Leandro de Santi, Raquel Franco Zambom Valêncio e Sandro Augusto Servilha Coquemala).

Sílvio relata que o Hospital foi comunicado da necessidade de implantação em meados de maio e que o Núcleo de Gestão Documental, recentemente criado e vinculado à Gerência de Gestão Corporativa, será o administrador do sistema após a conclusão do processo inicial. “Temos diversas mudanças em relação ao SP Sem Papel: por exemplo, nesta nova ferramenta, existe uma unidade administrativa ligada a cada área existente no HCFMB e praticamente todos os processos são públicos para todos da administração estadual. Além disso, podemos colocar nos processos tabelas, imagens, áudios, vídeos, dentre outras mídias”.

No último dia 22 de junho, houve a capacitação dos 85 servidores multiplicadores do SEI no Complexo HC, nas dependências do Senai Botucatu que, gentilmente, cedeu as suas instalações para a utilização dos laboratórios de Informática. Além da equipe de implantação, o treinamento teve o apoio logístico do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas e do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento do Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB. “Assim como todos os órgãos públicos, estamos focados em aprimorar a gestão de processos e trazer mais eficiência e transparência aos serviços, otimizando recursos e agilizando trâmites”, encerra Sílvio.

Mais informações sobre o SEI podem ser obtidas no endereço https://portal.sei.sp.gov.br/.