Palestras sobre câncer de cabeça e pescoço foram realizadas no HCFMB

Há 6 anos, o mês de julho no Brasil é dedicado à conscientização, prevenção e combate dos tipos de câncer que afetam a cabeça e o pescoço, integrando a campanha Julho Verde.

Por conta disso, o Serviço de Fonoaudiologia e o Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram, na última segunda-feira, 3, o II Encontro Julho Verde – Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço, integrando pacientes, familiares e profissionais da Saúde.

Durante toda a manhã, os participantes puderam acompanhar as seguintes palestras: “O que é Câncer de Cabeça e Pescoço: fatores de risco e como prevenir”, com Dr. Carlos Segundo Paiva Soares; “Como suspeitar que estou doente: a importância do diagnóstico precoce”, com Dr. José Vicente Tagliarini; “Há cura para este mal?”, com Dr.ª Mariana Zanatta; “Radiologista: cuidados com os pacientes de câncer de cabeça e pescoço na Radioterapia”, com Dr. Batista de Oliveira Júnior; “Fonoaudióloga: a comunicação após a laringectomia total”, com Maria Paula de Almeida Gobbo; “Psicóloga: empoderamento do paciente e humanização do cuidado”, com Audrey Silva de Assis; “Nutricionista: alimentação durante e após o tratamento oncológico”, com Juliana Lourenção, e “Atos”, com Isabela Alburquerque.

Importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado

Médico cirurgião do HCFMB, Dr. Carlos afirma que os casos de câncer de cabeça e pescoço são muito incidentes no Brasil e 60% dos pacientes são diagnosticados de forma tardia. “Ações como estas são de suma importância para aumentar o conhecimento da população sobre o assunto e para os profissionais da saúde diagnosticarem a doença de forma mais precoce, evitando sequelas e tratamentos mais invasivos, além de melhorar o prognóstico do paciente”.

A importância do trabalho da Equipe Multidisciplinar na reabilitação do paciente durante o tratamento foi ressaltada pela fonoaudióloga do HCFMB Elaine Lara Mendes Tavares. “O atendimento conjunto das especialidades enriquece muito a qualidade de vida do paciente. Temos um grupo mensal que reúne de 15 a 17 pacientes laringectomizados totais e seus familiares, que contribui para o fortalecimento de vínculos e a troca de experiências entre eles. A partir desses encontros, surgiu o evento de hoje, que é muito importante para a conscientização da sociedade sobre a importância do Julho Verde”.