Evento de sensibilização ao aleitamento materno é realizado no HCFMB

Parte da equipe do BLH do HCFMB / Arquivo GCIM

No Brasil, o mês de agosto é dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, prática vital para o desenvolvimento das crianças, principalmente em seus primeiros meses de vida.

Para marcar as celebrações do Agosto Dourado, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) recebeu, na terça-feira, 8, o evento de Sensibilização ao Aleitamento Materno, promovido pelo Banco de Leite Humano (BLH) – Gerência Técnica de Nutrição e Dietética e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

A mesa de abertura foi composta pelo Superintendente do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; pela Gerente Técnica de Nutrição e Dietética do HCFMB, Marina Nogueira Berbel Bufarah, também representando o Diretor de Apoio à Assistência, Dr. Cláudio Lucas Miranda; pela médica coordenadora do BLH, Dr.ª Simone Manso de Carvalho Pelícia, e pela nutricionista responsável técnica do Banco de Leite Humano, Angélica Almeida.

Marina explicou o significado da cor dourada neste mês de conscientização, simbolizando o “padrão ouro” de qualidade do leite humano como alimento aos recém-nascidos, e do lema da campanha deste ano, que valoriza o apoio à amamentação referente às mães e pais que trabalham. “Para garantir o sucesso do aleitamento materno, além da dedicação das mães, a existência de uma rede de apoio é fundamental, com estrutura e equipe técnica capacitadas, e o Banco de Leite Humano está à disposição para contribuir com este ato de generosidade. Agradeço a toda a equipe pela dedicação diária e incansável por esta causa”.

O Superintendente do HCFMB reforçou que o incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite humano é tarefa de todos. “Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas vale muito a pena lutar por esta causa tão importante. Cumprimento toda a equipe pela dedicação a esta missão, que salva a vida dos pequenos pacientes”.

Iniciando as palestras da tarde, a nutricionista Natália Alves de Freitas Mulotto, doutora em Tocoginecologia pela FMB, abordou o tema “Os Primeiros Mil Dias de Vida: o Impacto do Aleitamento Materno”. As dificuldades em iniciar a amamentação foram o assunto explicado por Dr.ª Simone Manso e, encerrando as abordagens do dia, a técnica de Banco de Leite, psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, Danielle Marinho Viegas, explanou a temática “Possibilitando a Amamentação: Fazendo a Diferença para Mães que Trabalham”.

Após as atividades, o espaço foi aberto para perguntas e houve o sorteio de diversos brindes, gentilmente cedidos pelos colaboradores: Botucatu Garden, By Fit Moda Fitness, Loja Colaborativa, Medela, Moda K de São Manuel, Ramiro Viola, Rielli’s Cabeleireiro, Unicesumar e os Rotarys de Botucatu (Rotary Club de Botucatu, Rotary Club de Botucatu Bons Ares e sua Casa da Amizada, Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rotary Club de Botucatu Norte e Rotary Distrito 4621), além da Associação das Famílias Rotarianas de Botucatu (AFROB).

O BLH também agradece aos parceiros que contribuíram para a realização do evento e para as atividades anuais do setor: A Especialista, Café do Feirante, LEO Clube de Botucatu, Lions Clube Botucatu Centro e Rotarys de Botucatu. “Em nome do BLH, agradeço a todos que fizeram este evento possível, aos parceiros que abraçaram esta causa, a todos que auxiliam na coleta do leite nas cidades vizinhas e, especialmente, às doadoras que, com seu gesto de amor em forma de alimento, nutrem cada bebê internado com o melhor alimento que existe, que é o leite humano”, finaliza Angélica.