Reabilitação do HCFMB aumenta distribuição de equipamentos para auxiliar locomoção de pacientes

Karina e família recebendo uma cadeira de rodas motorizada no Serviço de Reabilitação do HCFMB (imagem autorizada pelos familiares)

A cada passo, uma nova conquista. O Serviço de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a partir do estabelecimento de convênios, realiza o fornecimento de Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPM’s), bem como de tecnologias assistivas (TA’s) para os quase 70 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-VI).

No ano de 2023, até o terceiro trimestre, 884 equipamentos foram disponibilizados a pacientes em acompanhamento pelo Serviço, como: cadeiras motorizadas, cadeiras de banho para tetraplégicos, bengalas, cadeiras de rodas para obesos e órteses tala de lona.

A fisioterapeuta supervisora do Serviço de Reabilitação, Dr.ª Letícia Cláudia de Oliveira Antunes, relata que o setor é responsável pela distribuição dos recursos e que houve uma redução do tempo de espera por paciente, de até 5 anos para o intervalo máximo de 6 meses. “Este resultado foi possível através da sistematização e padronização das listas de espera, somada a um planejamento estratégico”.

Além das aquisições via convênio, algumas doações também contribuíram para o fornecimento de equipamentos. No final de agosto, o grupo Tactical, a Liga Nacional dos Atiradores Desportivos (Linade) e a empresa Botucatu Home Care realizaram a doação de 5 cadeiras de rodas para a Reabilitação do HCFMB, além de 3 micro-ondas para outros setores.

Resgate da independência e mobilidade

Karina recebendo cadeira de rodas durante atendimento

Os pacientes beneficiados pelo serviço relatam a alegria em receber os equipamentos para auxiliar nas atividades da vida diária, possibilitando uma reintegração social e profissional, além do sentimento de autorrealização, como é o caso de Juliana Marcolino Nardi, de Botucatu, que se alegra em ver a irmã Karina com a nova cadeira de rodas. “Receber essa cadeira motorizada significa poder se sentir um pouco independente. Para nós, o melhor é ver a felicidade da Karina em se locomover mais livremente”.

Novos desafios

Para o Serviço, o próximo desafio será a aquisição de cadeiras para tetraplégicos e novas próteses para pacientes amputados, além da continuidade da distribuição de recursos às pessoas já beneficiadas. “Estamos elaborando, junto com a equipe médica do HCFMB, o fluxo de organização e fornecimento de equipamentos para atendimento de casos pós-cirúgicos e urgentes, otimizando os custos do Hospital e diminuindo os índices de reincidências cirúrgicas. Além disso, queremos também ampliar os projetos de assistência e terapia, com novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, finaliza Dr.ª Letícia.

Sobre o Ambulatório de Reabilitação

No Ambulatório de Reabilitação, os pacientes são encaminhados a partir de uma avaliação complementar e agendados para triagem e acompanhamento. As outras portas de entrada para o Serviço são o Centro de Saúde Escola (CSE), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o DRS-VI.

A equipe Multiprofissional do Serviço conta com profissionais de Neurologia, Ortopedia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social, realizando um amplo atendimento assistencial.