Os pequenos pacientes da Enfermaria de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) passaram por consulta com uma especialista em amor incondicional: Vilma Thalita, a primeira integrante do Projeto Patas Amigas.
O projeto é uma parceria entre o HCFMB, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), e tem o objetivo de humanizar o tratamento dos pacientes por meio do contato e aproximação com os animais. A visita, além de tirar sorrisos, ajuda a amenizar sentimentos comuns causados pela internação, como estresse, ansiedade, medo, entre outros; trazendo muitos benefícios aos pacientes e também para sua assistência.
Antes de iniciar sua jornada de trabalho no HCFMB, a cachorrinha Vilma foi devidamente preparada, passando por exames clínicos e cuidados de higiene. Paulo Fernandes Marcusso, professor da FMVZ, coordenador do projeto e tutor da Vilma, explica que ela já tem experiência nesse tipo de ação, e que todas as avaliações foram criteriosas para que ela pudesse “trabalhar” no HCFMB. “Vilma Thalita é dócil, muito alegre e já atua em lares para idosos. Além do afeto, essa relação de troca é muito importante para os pacientes. Estamos muito felizes em começar este projeto”, diz.
O momento de descontração e leveza na enfermaria foi marcado pelo carinho e interação com a cachorrinha. “A implantação do Patas Amigas no HCFMB tem como principal objetivo promover uma assistência focada na humanização, atenção ao tratamento e recuperação dos pacientes”, explica Karen Batista, uma das idealizadoras do projeto e Diretora do Departamento de Logística de Atendimento do HCFMB.
A atividade assistida por animais é uma técnica com o intuito de inserir o animal na vida de pacientes em diversos tratamentos. O projeto terá continuidade nos próximos meses em outras áreas do HCFMB.
* imagens autorizadas – GCIM e Viva Filmes
2 Comentários