NATS do HCFMB é premiado em Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde

Da esquerda para a direita: Ávila Teixeira Vidal, Coordenadora Geral de Gestão Estratégica de Tecnologias em Saúde Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Marilia Mastrocolla, do NATS-HCFMB, e Marta da Cunha Lobo Souto Maior, Coordenadora Geral de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

Pesquisadores do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), integrante do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participaram, de 16 a 20 de outubro, do IV Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), realizado em Brasília / DF. Ao todo, quatro trabalhos submetidos pela equipe foram aprovados e expostos em painéis e apresentações orais.

O trabalho “Estruturas para sintetizar evidências qualitativas em processos de avaliação de tecnologias em saúde: uma revisão de escopo”, de autoria e apresentação da Pesquisadora e Vice-Coordenadora do NATS do HCFMB, Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso, ficou em 2° lugar no eixo Equidade e Acesso. “O projeto tem o objetivo de mapear estudos nacionais e internacionais que abordam dados sobre o processo de condução de sínteses de evidências qualitativas e, assim, discutir sobre o uso dessas evidências no processo de ATS”, afirma.

O Congresso contou com cerca de mil participantes, dentre estudantes, membros dos NATS, profissionais e gestores de saúde, que discutiram questões como sustentabilidade econômica do Sistema Único de Saúde (SUS), precificação das tecnologias em saúde, participação social em ATS, saúde planetária e ATS, entre outros. Ao todo, foram 294 trabalhos submetidos e 204 aprovados, atendendo a um dos seguintes eixos temáticos: sustentabilidade dos sistemas de saúde; implementação de tecnologias e diretrizes clínicas de saúde; e equidade e acesso.

Diretora do DGAA e Coordenadora do NATS, Juliana Machado Rugolo, aponta a importância da participação do HCFMB no Congresso. “É muito valiosa a troca de experiências com diversos hospitais universitários em relação à implantação de ações de ATS, pois estas conversas trazem novas ideias para aprimorar os processos em prol da assistência”, finaliza.

Os demais trabalhos apresentados pelo NATS-HCFMB foram:

  • “Os custos são decisivos na incorporação de medicamentos para doenças ultrarraras no SUS? Uma quebra de paradigma”: apresentação oral pelo pesquisador Daniel da Silva Pereira Curado, Consultor em Avaliação de Tecnologias em Saúde do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), vinculado ao Ministério da Saúde.
  • “As evidências clínicas para a incorporação de medicamentos para doenças ultrarraras: uma análise descritiva dos relatórios apresentados na CONITEC de 2012 a 2022”: pôster apresentado por Juliana Machado Rugolo.
  • “A perspectiva individual no processo de incorporação de tecnologias para doenças ultrarraras no Brasil”: pôster apresentado por Marília Mastrocolla de Almeida Cardoso.

Os estudos em doenças ultrarraras no Brasil estão sendo desenvolvidos pelo NATS do HCFMB, em parceria com o DGITS e com a Pesquisadora Marisa da Silva Santos, Coordenadora do Núcleo de ATS do Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Da esquerda para a direita: Denis Satoshi Komoda, NATS-UNIFESP-DIADEMA; Marisa Santos, NATS do Instituto Nacional de Cardiologia – Rio de Janeiro, Marilia Mastrocolla e Juliana Rugolo, do NATS-HCFMB e Daniel Curado – DGITIS do Ministério da Saúde.