Durante o mês de novembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou diversas ações que integraram a iniciativa Calendário da Saúde, propagando informações acerca de temáticas relativas à Saúde e à qualidade de vida.
Abrindo as atividades do mês, o movimento Novembro Roxo foi destaque nos dias 14 e 16, no Ambulatório de Pediatria do Mion. O médico neonatologista do HCFMB Dr. Geraldo Henrique Soares Silva destacou os principais aspectos que caracterizam a prematuridade e os desafios dos nascimentos desta natureza no Brasil e no mundo. As datas foram escolhidas em virtude do Dia Mundial da Prematuridade, lembrado no último dia 17.
Já na última terça-feira, 21, o Ambulatório de Ginecologia do Mion recebeu um bate-papo sobre o diabetes, principalmente do tipo gestacional, com a presença da endocrinologista do HCFMB Renata Giacomini Occhiuto Ferreira Leite. Os principais sintomas, fatores de risco e cuidados durante a gestação foram os temas abordados durante a atividade.
Integrando as atividades da campanha Novembro Azul, o 1º andar do Ambulatório de Especialidades recebeu, no dia 22, membros do Serviço de Urologia do HCFMB e da Disciplina de Urologia do Departamento de Especialidades Cirúrgicas e Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) para um bate-papo de conscientização sobre o câncer de próstata. Os urologistas Dr. Paulo Roberto Kawano e Dr. Bruno de Matos Moraes abordaram as principais formas de tratamento e diagnóstico precoce deste tipo de câncer e os alunos distribuíram folhetos de orientação.
Após cada uma das atividades, os pacientes e acompanhantes puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas sobre os temas abordados.
Sobre o Calendário da Saúde
A Gerência de Enfermagem do HCFMB, representada pela Gerência do Núcleo de Ambulatórios e com o apoio da Diretoria de Assistência, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing (GCIM) e Equipe Multiprofissional realizam o Calendário da Saúde, com o objetivo de conscientizar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações relevantes sobre os diferentes problemas de saúde.
A iniciativa permite que a equipe multiprofissional transmita informações de assuntos relacionados à saúde, por meio de vídeos ou presencialmente, aos pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades do HCFMB e a seus acompanhantes.
Comentários