O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realiza milhares de atendimentos mensais, abrangendo consultas, exames e internações relacionadas a convênios médicos. O Sistema Único de Saúde (SUS) representa 90% desses atendimentos, com os 10% restantes distribuídos entre outros convênios.
Pertencente ao Núcleo de Saúde Suplementar do HCFMB, o setor de Convênios Assistenciais realizou, apenas em 2023, mais de 19 mil consultas e quase 48,5 mil exames, dos quais 1.066 foram captados, ou seja, com convênios identificados para regularização posterior.
As informações de atendimento dos pacientes ficam registradas no sistema hospitalar do HCFMB e, para que todos possam usufruir da assistência e do parque tecnológico do Complexo HC, a identificação correta dos pacientes que pertencem a algum convênio é muito importante. “Para ampliar os números de exames captados, é vital o apoio de todos no Complexo HC para identificar os pacientes, seja durante a marcação do exame ou no dia da realização”, destaca Mônica de Mattos Pinheiro, Gerente do Núcleo de Saúde Suplementar do HCFMB.
Mônica relata que a captação de atendimentos realizados no Hospital por pacientes de todos os convênios contratantes foi intensificada no período da pandemia representando uma fonte considerável de receitas para o hospital. “Essa arrecadação é destinada ao pagamento dos profissionais médicos, folha de pagamento dos colaboradores de convênios, aquisição de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) e para utilização em demandas necessárias”.
Nos últimos meses, houve uma diminuição na arrecadação de captações de convênios, tornando a identificação correta dos pacientes conveniados crucial para reverter esse cenário. Para aumentar a conscientização, membros do setor de Convênios Assistenciais do HCFMB realizam ações contínuas com os servidores envolvidos nesse processo. “Além das ações no Ambulatório de Funcionários e Ambulatório de Convênios, nosso Núcleo enfatiza as orientações durante a integração de novos colaboradores, de todos os vínculos, no Complexo HC, para que possam compreender esse processo e beneficiar nosso Hospital”, relata Márcia Gabriela Florêncio Pinheiro, Coordenadora de Atendimento ao Cliente.
Como realizar a identificação do paciente conveniado?
Ao abrir o atendimento, é necessário perguntar se o paciente possui algum convênio e registrar essa informação no campo de observações disponível no Sistema MV (tela de cadastro de pacientes). Em caso de dúvida, entre em contato com o setor de Convênios Assistenciais através do telefone da Recepção: (14) 3811-6330.
O setor de Convênios Assistenciais realiza agendamentos por este mesmo telefone (de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h), pelo site (www.hcfmb.unesp.br/convenios) ou diretamente na recepção. Os exames devem ser agendados exclusivamente com as recepções de cada serviço de diagnóstico.
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