Ao longo do mês de março, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou diversas atividades que integram a iniciativa Calendário da Saúde, que visa propagar informações sobre assuntos referentes à Saúde e à qualidade de vida.
No dia 8, o 2º andar do Ambulatório de Especialidades recebeu um bate-papo sobre álcool e drogas, com a presença do médico psiquiatra do HCFMB Gustavo Bigaton Lovadini. Dentre outros temas, o profissional destacou a importância da prevenção do vício e dos perigos que envolvem o consumo excessivo de drogas consideradas lícitas, como o álcool.
Para marcar o Dia Mundial do Rim, lembrado em 14 de março, a nefrologista do HCFMB Daniela Ponce fez uma palestra no 5º andar do Ambulatório de Especialidades, conscientizando pacientes e acompanhantes sobre a importância deste órgão e como prevenir doenças renais.
A cada ano, o dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, para expandir a conscientização acerca do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a doença, o Ambulatório de Transplantes recebeu, no dia 19, o médico infectologista Gabriel Berg de Almeida, que abordou os principais sintomas, formas de transmissão e fatores de risco relacionados.
O último tema do Calendário em março foi a epilepsia, cujo Dia Mundial de Conscientização foi lembrado no dia 26. Para compartilhar informações e enfatizar a importância deste tema, o 4º andar do Ambulatório de Especialidades recebeu, na última quinta-feira, 28, o médico neurologista Igor de Lima e Teixeira, que relatou os principais sintomas e as formas de tratamento da doença.
Após cada uma das atividades, os médicos puderam tirar dúvidas do público presente sobre os temas abordados.
Sobre o Calendário da Saúde
A Gerência de Enfermagem do HCFMB, representada pela Gerência do Núcleo de Ambulatórios e com o apoio da Diretoria de Assistência, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing (GCIM), Gerência de Relações Institucionais e Equipe Multiprofissional realizam o Calendário da Saúde, com o objetivo de conscientizar, durante todo o ano, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações relevantes sobre os diferentes problemas de saúde.
A iniciativa permite que a equipe multiprofissional transmita informações de diversos assuntos, por meio de vídeos ou presencialmente, aos pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades do HCFMB e a seus acompanhantes.
Comentários