Na última quinta-feira, 11, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) reuniu pacientes, familiares e profissionais de saúde para o III Encontro Julho Verde – Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço, organizado pelo Serviço de Fonoaudiologia e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).
Realizado no Auditório do LBA – Anfiteatro “Prof. Paulo Eduardo de Abreu Machado”, o evento teve o objetivo de promover conhecimentos sobre cuidados básicos da saúde e qualidade de vida dos pacientes com câncer de laringe.
De acordo com o médico cirurgião de Cabeça e Pescoço do HCFMB e um dos palestrantes do evento, Carlos Segundo Paiva Soares, o Julho Verde foi um movimento criado pela Federação Internacional das Sociedades de Cabeça e Pescoço e este tipo de câncer está relacionado ao ato de fumar, ao etilismo crônico e à infecção por alguns vírus, como o HPV. “Eventos como esse são importantes para conscientizar a população sobre os fatores de risco do aparecimento desse câncer, os principais sinais, sintomas e, principalmente, em relação ao diagnóstico precoce, pois, quando a doença é descoberta ainda em seu início, maiores são as possibilidades de cura”.
Abrindo as palestras do dia, a médica oncologista do HCFMB Mariana Zanatta abordou o papel do oncologista clínico no tratamento do câncer de cabeça e pescoço. A importância do diagnóstico precoce e como suspeitar de alguma doença foi o tema ministrado pelo professor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) José Vicente Tagliarini e, na sequência, Carlos Segundo Paiva Soares apresentou as opções de tratamento do câncer.
O caráter multiprofissional do cuidado com o paciente foi o norte da segunda parte do evento. A nutricionista do HCFMB Juliana Thaísa V. Lourenção mostrou como deve ser a alimentação durante e após o tratamento oncológico; a psicóloga da instituição Audrey Silva de Assis salientou a importância do empoderamento do paciente e da humanização do cuidado e a atuação fonoaudiológica com laringectomizados foi apresentada pelas fonoaudiólogas Elaine Lara Mendes Tavares e Maria Paula Almeida Gobbo Riacho, com a participação de um coral formado pelos pacientes.
Encerrando as atividades, houve a apresentação de Luana Abreu e Tatiane Gonçalves, representantes da empresa fornecedora das laringes eletrônicas entregues aos pacientes do HCFMB em 2022 e 2024, depois de um processo de padronização e licitação iniciado em 2021.
Comentários