No último mês de junho, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esteve representado no encontro anual do Health Technology Assessment Internacional (HTAi), realizado em Sevilla, na Espanha, considerado um evento central na disseminação de conhecimentos em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).
O encontro reuniu especialistas globais no apoio às decisões baseadas em evidências, na busca por sistemas de saúde mais eficientes e acessíveis, além de promover a inovação em saúde. O NATS do HCFMB contou com sete trabalhos apresentados, desenvolvidos em parceria com a equipe da Rede Brasileira de ATS (REBRATS) e os NATS do INC e da UNICAMP, além de pesquisadores da McMaster.
A Coordenadora do NATS – HCFMB, Juliana Machado Rugolo, apresentou o estudo “Examining Clinical Evidence: Incorporation Of Medications For Ultra-Rare Diseases – Descriptive Analysis Of CONITEC Reports (2012-2022) – Brazil”, sendo uma das apresentações destacadas pela organização entre os indicados para premiação.
Além dos trabalhos, a vice-coordenadora Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso realizou uma apresentação intitulada “The evolution of HB-HTA in Brazil” durante o workshop Hospital Based-HTA: From Innovation to Implementation. Na ocasião, palestrantes de diversos países (EUA, Itália, África do Sul, Índia, Suíça, China, Cazaquistão e Argentina) falaram de suas experiências sobre ATS no contexto hospitalar e Marilia apresentou as ações do Núcleo no HCFMB e como o Brasil tem investido na formação da rede de NATS em hospitais.
Comentários