II Workshop Internacional abordou temas de interesse no campo da ATS no contexto hospitalar

Mesa de abertura do Workshop

Nos dias 25 e 26 de outubro, foi realizado, no Espaço IB Eventos, o II Workshop Internacional: Gestão, Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde em Dispositivos Médicos.

O evento científico foi promovido pela Superintendência do HCFMB, por meio do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) e em parceria com o Laboratório de Ciência de Dados e Análise Preditiva em Saúde do Hospital, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB).

O objetivo foi sensibilizar o público para temas de interesse no campo da avaliação de tecnologias em saúde (ATS) no contexto hospitalar, como: critérios de evidências clínicas para dispositivos médicos; inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão; apresentação de experiências inovadoras e incentivo às pesquisas para aperfeiçoar os processos de ATS para dispositivos médicos. 

A abertura do evento contou com a participação do Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), José Carlos Souza Trindade Filho, o Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), Carlos Magno C. B. Fortaleza, o Vice-Diretor-Presidente da Famesp, Trajano Sardenberg, e o professor associado Robson Francisco Carvalho (representando o Diretor do IBB, Luiz Fernando Rolim de Almeida.

Participaram como palestrantes renomados pesquisadores internacionais e nacionais que atuam na produção de conhecimento na área de dispositivos médicos e inteligência artificial voltada para a saúde.

No primeiro dia, o evento contou com painéis e, ao final, houve um coquetel que foi oferecido aos participantes, palestrantes, patrocinadores e autoridades presentes. No segundo dia, tiveram cases com base em Experiências da Indústria e outros setores. Também foram realizados dois minicursos de forma presencial e com vagas limitadas.

Discussões envolveram palestrantes de forma híbrida e presencial