O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Botucatu para implantar o método Lean Manufacturing em áreas estratégicas da instituição, com impacto direto em todos os setores.
A aplicação dessa metodologia ocorrerá entre os meses de novembro de 2024 e maio de 2025, simultaneamente no Departamento Econômico, Financeiro e Contábil e na Gerência de Compras e Contratos. Em breve, se estenderá para outras áreas.
Na última segunda-feira, 11, houve uma primeira sensibilização no Anfiteatro da Patologia sobre a importância do Lean, com a presença dos consultores de tecnologia do SENAI Guilherme Sarzi e Renan Henrique Ferreira do Nascimento.
A organização das atividades está a cargo do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), da Gerência de Planejamento e do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), com o apoio do Núcleo de Transporte.
Patrícia Maria Moratelli Giuliani, da Gerência de Planejamento, destaca a importância da parceria com o SENAI e afirma que o Lean não é apenas uma ferramenta, mas sim uma filosofia de melhoria contínua. “O maior objetivo dessas capacitações é gerar um impacto positivo na vida de nossos pacientes, a partir do uso inteligente de recursos. Estamos comprometidos em construir um HCFMB mais eficiente, humanizado e organizado e, com a dedicação de todos e com o apoio de nossos parceiros do SENAI, os resultados serão significativos”.
Karen Aline Batista da Silva, diretora do Departamento de Logística de Atendimento, acredita que a aplicação dos princípios do Lean beneficiará os fluxos da Gerência de Compras e Contratos “O Lean é uma abordagem focada na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua dos processos. Este conhecimento contribuirá para uma gestão mais enxuta, ágil e com menos desperdícios, impactando diretamente na redução de custos operacionais e melhoria na qualidade do serviço prestado”, relata.
Para a diretora do Departamento Econômico, Financeiro e Contábil, Talita Aparecida Costa Gonçalves, a implantação do Lean no setor permitirá identificar e reduzir atividades que não agregam valor, promovendo maior produtividade, precisão nas análises e agilidade nos processos. “Com isso, conseguimos não apenas melhorar nossos resultados, mas também fortalecer nosso compromisso e a transparência em todas as atividades da área”, afirma.
Comentários