Entre os dias 2 e 5 de dezembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) será palco de um mutirão de escoliose. Problema de saúde comum, a escoliose pode ser caracterizada por um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral.
A iniciativa é organizada pela BSSG (Brazilian Spine Study Group), instituição formada por médicos especialistas em cirurgia da coluna vertebral. Todo trabalho é feito de forma voluntária pelos profissionais de saúde.
Os pacientes que serão submetidos às cirurgias fazem parte da fila de espera do HCFMB. Os 35 primeiros pacientes desta fila foram avaliados pela equipe médica e divididos em diferentes níveis, que levam em conta o risco cirúrgico, necessidade de internação em UTI e uso de bolsas de sangue.
“Os pacientes foram selecionados por meio de encontros virtuais de discussão dos casos. Contamos com a participação de mais de dez médicos especialistas, entre eles médicos do BSSG, como o Bruno Ancheschi e sua equipe”, explica Marília Camargo, da equipe de apoio da BSSG.
Serão mais de 20 profissionais de saúde de diferentes regiões do Brasil que participarão da ação no HCFMB. “Os pacientes serão acompanhados pela equipe local, composta por Mauro Volpi e Bruno Ancheschi. O BSSG fará encontros virtuais com eles para discussão dos pós operados. Após um ano das cirurgias, os pacientes serão reavaliados pessoalmente pela equipe médica”, finaliza Marília.
Os parceiros da BBSG na ação que ocorrerá no HCFMB são: NuVasive Spine Foundation (NSF) – doadores dos implantes, caixas e equipe de instrumentação – ILANI e TESK, responsáveis pelos neurofisiologistas e insumos para a neuromonitorização, essenciais para garantir a segurança, Convatec (doadora de curativos), LAS (doação de insumos para lavagem pulsátil) e MACOM (doação de estribos para cirurgias).
Comentários