Médico do HCFMB partilha experiências com referência mundial em Time de Resposta Rápida

Experiência trouxe insights para melhoria de processos do Hospital
Médico Danilo Martins ofereceu uma camisa do TRR do HCFMB ao médico e pesquisador australiano Daryl Jones, referência mundial na área.

O médico Danilo Martins, do Time de Resposta Rápida do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) encontrou-se, recentemente, com a principal referência mundial médica nesta especialidade, o australiano Daryl Jones, dentro de um estágio de capacitação propiciado pelos programas de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).

Aluno de Doutorado do programa de Pós-Graduação de Fisiopatologia em Clínica Médica da FMB, Danilo conta que esta oportunidade surgiu a partir do programa de internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamado de CAPES-PrInt, que oferece bolsas de estudos para alunos de pós-graduação e docentes realizarem estágios fora do país como, por exemplo, capacitações e doutorados sanduíche.

“Com a ajuda da disciplina de Clínica Médica Geral e, especialmente, da professora Paula Gaiolla e do Time de Resposta Rápida, entrei em contato com o médico e pesquisador Daryl Jones para solicitar a visita e realizar o estágio de capacitação. A equipe da Austrália aceitou e me recebeu muito bem. Fiquei lá de agosto a outubro deste ano, observando e aprendendo sobre Sistemas de Resposta Rápida no hospital Austin Health, localizado em Melbourne”.

Com mais de 20 anos de atuação, o TRR do hospital australiano é o local atualmente que mais realiza estudos sobre a área de Sistemas de Resposta Rápida (SRR) hospitalares. Além disso, a instituição apresenta baixa incidência de paradas cardiorrespiratórias e de eventos adversos nas enfermarias.

Danilo acredita que essa oportunidade criou um vínculo importante entre o TRR do HCFMB e a equipe australiana. “A experiência e a vivência trouxeram insights para colocar em prática em nosso Hospital. Além disso, essa parceria trouxe oportunidades de trabalho em conjunto que podem trazer melhorias ao HCFMB”.