SARAD realiza reunião de planejamento e apresenta números à Superintendência do HCFMB

Conhecer os projetos e alinhar as expectativas. Essa é uma das propostas das reuniões que a Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) tem realizado com os mais diferentes setores do complexo hospitalar.

Na manhã da última quinta-feira, 30, foi realizada a primeira reunião de equipe do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) em 2025. O encontro contou com a presença do Superintendente do Hospital, José Carlos Souza Trindade Filho, do Chefe de Gabinete, João Henrique Castro, e do representante da Gerência de Planejamento, Carlos A. Macharelli.

Na ocasião, a Diretora Executiva do SARAD, Nilza Martins Ravazoli Brito, apresentou dados e indicadores referente ao ano de 2024 e ações que foram implementadas em sua gestão, além de projetos e objetivos para 2025.

Sobre o SARAD

O modelo assistencial permeia pela desintoxicação, reabilitação clínica, neurológica e psiquiátrica, proporcionando estabilização do estado clínico e neuropsíquico do paciente, psicoterapia, assistência social, articulação de rede, buscando fornecer condições para que o mesmo dê continuidade ao tratamento em outros equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial.

Unidade vinculada ao HCFMB, o SARAD possui infraestrutura que inclui salas de acolhimento, atendimentos individuais, atividades terapêuticas, quadra de esporte, área de jogos e lazer, piscina, área para plantio de horta, anfiteatro e área administrativa.

A equipe é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, professor de educação física, assistente social e equpe administrativa

No período de internação no SARAD, os pacientes podem receber visitas diariamente até três vezes por dia. Há ainda a possibilidade de fazer até três ligações telefônicas por semana aos familiares.