Para marcar o Dia Mundial do Rim, celebrado em 13 de março, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) promoverão atividades de conscientização em Botucatu. O tema deste ano é: “Seus rins estão OK? Faça exame de creatinina para saber”.
13/03
Ação organizada pela Disciplina de Nefrologia da FMB|Unesp e Unidade de Diálise HCFMB, com a Liga do Rim e Hipertensão (LIRHA)
• Atividade em praça para a população: das 10h às 15h profissionais de saúde estarão na Praça do Bosque realizando avaliação de pressão arterial, glicemia capilar e, pela primeira vez, avaliação de creatinina no local. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Botucatu e a Associação Botucatuense de Apoio ao Diabético (ABAD) e Sociedade Brasielira de Nefrologia.
• Também estão programadas orientações e discussão dos fatores de risco para a doença renal crônica (DRC) com pacientes em sala de espera do prédio de ambulatórios do HCFMB.
19/03
• Atividade na Eucatex: das 11h às 13h os especialistas do HCFMB e da FMB|Unesp realizarão uma abordagem com funcionários da empresa com o objetivo de orientá-los sobre os principais cuidados com a saúde renal.
Grupo Caio
Dando continuidade as ações de conscientização, o HCFMB e a FMB|Unesp estarão nas empresas do Grupo Caio Induscar com aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação de risco de DRC. A iniciativa será realizada entre os dias 7 e 11 de abril e terá apoio da equipe de saúde do trabalho da Caio e da Unimed, que realizará a coleta de exames para os pacientes de risco.
Sobre o Dia Mundial do Rim
É uma campanha mundial idealizada conjuntamente pela Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) com o objetivo de informar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde renal. Comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, no Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Comentários