Um mutirão de colonoscopia foi realizado no último sábado, 29, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB). Organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria com os principais Serviços de Endoscopia Digestiva do Estado de São Paulo, a iniciativa teve como objetivo atender pacientes acima de 45 anos com sangue oculto positivo nas fezes.
Em Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu –Unesp (HCFMB), por meio do Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica, participou da ação e realizou 30 procedimentos.
“A finalidade foi a prevenção e rastreio de lesões pré-cancerígenas e cancerígenas”, explica o chefe do Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica, Cássio Vieira de Oliveira. Pacientes submetidos ao procedimento no último sábado, que foram diagnosticados com câncer, foram encaminhados para novo atendimento no HCFMB visando o acompanhamento e tratamento do problema.
Participaram do mutirão, profissionais do Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica do HCFMB, médicos assistentes e residentes, enfermeiros, técnico de enfermagem, secretárias e auxiliares de limpeza.



Comentários