HCFMB lança projeto que incentiva redução de copos descartáveis

Com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis e seus malefícios para saúde e o meio ambiente, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), por meio da Superintendência e o Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS), criou o projeto “Copo Menos 1 Lixo: Sustentabilidade na Palma da Mão”.

Como ponto de partida, os membros do Comitê de Sustentabilidade e da Comissão A3P do Hospital receberam os primeiros copos. “A ideia é que os gestores que receberem os copos sustentáveis ajudem a reduzir e controlar o uso de copos descartáveis nos setores”, explica Karina Pavão, coordenadora do NHS do HCFMB.

O projeto une-se a outras medidas já adotadas pelo HCFMB com a finalidade de promover a sustentabilidade hospitalar. “Neste caso, a proposta é que cada setor avalie sua necessidade real, busque reduzir os pedidos de copos descartáveis ao setor de suprimentos, estimulando que colaboradores usem garrafas e copos retornáveis sempre que possível ”, pontua Karina.

O copo sustentável é um reconhecimento pelo engajamento dos setores no Projeto Reciclo (coleta seletiva). “Solicitamos que os colaboradores usem o copo dentro do HCFMB”, finaliza Karina.

Sobre o copo sustentável

Trata-se de um produto 100% brasileiro (desenvolvido e fabricado no País). É feito de silicone de grau alimentício, livre de metais pesados, bisfenóis e ftalatos, pode ser levado ao microondas e freezer sem tampa ou aro; ideal para utilização no ambiente corporativo, o que permite a substituição de copos descartáveis. Além disso, é retrátil, resistente, reutilizável e fácil de transportar. O copo pode evitar que cada pessoa use em torno de 500 copos plásticos por ano.

Benefícios do projeto

O Copo Menos 1 Lixo: Sustentabilidade na palma da mão” contribui com a redução de resíduos, resultando em uma diminuição de gastos para o HCFMB (em 2024 foram quase 3 milhões de copos descartáveis), protegendo o planeta e a saúde dos funcionários, uma vez que, ao colocar alimentos quentes, como café em copos descartáveis, eles podem liberar substâncias químicas prejudiciais à saúde.