O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a Certificação Categoria Ouro do Credenciamento de Bancos de Leite Humano no Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH).
Essa certificação é uma iniciativa da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, com a Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (CRNBLH).
Angélica Almeida, nutricionista e responsável técnica pelo BLH do HCFMB, explica que o certificado evidencia a qualidade e confiança que o Banco desenvolveu ao longo dos anos. “O Certificado Ouro avalia a excelência nas atividades desenvolvidas pelo Banco de Leite do HCFMB. Sempre realizamos campanhas de conscientização, visando aumentar o número de doadoras. Todo o nosso trabalho é feito dentro de rigorosos processos e padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Estamos muito orgulhosos por esse reconhecimento”, comenta.
A avaliação feita pelas entidades responsáveis pela certificação é bastante criteriosa. Durante a pesquisa, são considerados fatores como recursos humanos, equipamentos e itens indispensáveis e a manutenção dos dados mensais de produção. Esses itens são desdobrados em diversos indicadores de produção, e no final atribui-se uma pontuação que, na Certificação Ouro, vai de 90 a 103. A pontuação do BLH foi de 102.
Serviço
O Banco de Leite Humano do HCFMB fica no campus da Unesp, em Rubião Júnior, e também no Hospital Estadual Botucatu. O BLH precisa de constantes doações de leite materno. Caso haja interesse em colaborar com o BLH, a doação pode ser feita por mulheres que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas, ou façam uso excessivo de álcool. Todos os aparatos para coleta do leite (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) são fornecidos pelo HCFMB, e a coleta, feita a domicílio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6410.
Comentários