O mês de agosto é representado pela cor dourada, que simboliza o padrão ouro de qualidade: o leite materno, alimento essencial e insubstituível, que promove saúde, afeto e vida.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) promoveu na última quarta, 27 o evento “Sensibilização ao Aleitamento Materno – Agosto Dourado”, com o tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A programação integrou as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2025 e reuniu profissionais da saúde e comunidade em geral em uma tarde de reflexão e aprendizado sobre a importância do aleitamento materno.
A iniciativa, organizada pela Gerência Técnica de Nutrição e Dietética – Banco de Leite Humano (BLH) Marineuza Nunes de Souza e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), compartilhou conhecimento e reforçou o compromisso do HCFMB em apoiar e incentivar o aleitamento materno, pilares fundamentais para a saúde da criança, da mãe e de toda a sociedade.
A abertura do evento foi realizada com a participação da Supervisora e Responsável Técnica do BLH, Paula Torres Presti; Simone Manso de Carvalho, médica do BLH; Marina Nogueira Berbel Bufará, Gerente Técnica de Nutrição e Dietética e Cláudio Lucas Miranda, diretor do Departamento de Apoio e Assistência do HCFMB.

“O aleitamento é, sem dúvida, um ato de amor, cuidado e proteção. Ele promove saúde física e emocional da criança, fortalece o vínculo entre mãe e filho e deve ser reconhecido como um direito fundamental”, destacou Paula Presti.
O encontro contou com palestras do Dr. Yechiel Moises Chencinski, membro da Rede IBFAN e do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP, criador e gestor do Movimento Eu Apoio Leite Materno, e da psicóloga Paula M. Antunes, psicóloga hospitalar do HCFMB, que abordaram aspectos científicos, sociais e emocionais relacionados à amamentação.
O evento promoveu reflexões sobre a importância de unir ciência, empatia e solidariedade para que cada criança tenha o melhor início de vida: o direito de ser amamentada.
Agradecimentos aos apoiadores do evento: Aline Nogueira, Armazém & Padaria, ASU, Atelier Art Zen, Barbearia do Braço, Bela Paris, Bia Viagens, CA Gifts Creative, Campos Doces, Construtora Disponível-Edifício Merlin, Dada Romero, Dita Flora, do Terra, Estância do Queijo, Fiorella Ateliê, Grupo Escoteiro do Ar, Jaú Serve, LBGS, Lions, Malhas e Cia, Medela, Nume, Pet House, Studio Viva Corpo, Rotary, Sinho Sinhá, Use Boletini.
Confira algumas fotos!










Comentários