Bactérias multirresistentes foram tema de Workshop no HCFMB

Na última terça-feira, 30 de janeiro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu o Workshop Multi-R, com o objetivo de abordar discussões acerca do combate às bactérias multirresistentes.

Realizado no anfiteatro “Prof. Paulo Eduardo de Abreu Machado”, do Laboratório de Biotecnologia Aplicada (LBA), o evento reuniu cerca de 50 pesquisadores do HCFMB, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB) e do câmpus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o Prof. Guilherme Targino Valente, pesquisador do LBA e um dos organizadores do evento, as atividades contribuíram para reunir colaborações a um projeto temático já em andamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), juntando membros das três instituições. “O projeto visa estudar bactérias multirresistentes e, por conta disso, o Workshop foi importante para colocar em contato pesquisadores com o mesmo interesse nesta temática”.

Durante o Workshop, a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção relacionada à Assistência (CCIRAS) do HCFMB, Dr.ª Sandra Mara Queiroz, abordou questões epidemiológicas das infecções por agentes multirresistentes. Já as linhas de pesquisas nesta área, realizadas pelos médicos do HCFMB, foram abordadas pelo infectologista Dr. Gabriel Berg de Almeida.

As discussões sobre os diferentes organismos produtores de biofilmes foram conduzidas pelos professores do IBB Rodrigo Ravanelli e Vera Lúcia Mores Rall e o Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos da USP, Dr. Igor Polikarpov, relatou as ações das cazymes (enzimas ativas de Carboidratos) contra microorganismos. 

O evento teve o apoio do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e do Pronto-Socorro Pediátrico do HCFMB, além do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e da Fundação do Instituto de Biociências (Fundibio).