Bancos de Olhos dos HCs de Botucatu e de Marília realizam treinamentos

Durante o mês de agosto, o Banco de Olhos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou dois treinamentos em parceria com o Banco de Olhos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA), com o intuito de compartilhar experiências entre as instituições e aprimorar os conhecimentos dos profissionais envolvidos.

Realizados em 9 e 23 de agosto na cidade de Marília, os treinamentos foram coordenados pelo Diretor Médico do Banco de Olhos do HCFMB, Alvio Isao Shiguematsu, e pela médica coordenadora do Banco de Olhos do HCFAMEMA, Fabiana Paris.

Oftalmologistas, residentes da área e enfermeiros participaram das capacitações que abordaram os seguintes assuntos: Captação, Enucleação e Processamento de Tecidos Oculares para Transplantes (09/08) e Avaliação e Classificação dos Tecidos Oculares para Transplantes (23/08).

As atividades tiveram o apoio logístico do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e, para complementar os treinamentos presenciais, também foram disponibilizadas aulas na modalidade EaD.

Álvio explica que o curso visou garantir que os profissionais adquirissem habilidades técnicas essenciais para o processamento e avaliação corretos dos tecidos oculares, além de consolidar uma base teórica sólida sobre as melhores práticas e protocolos atualizados. “A abordagem teórico-prática permitiu que os participantes assimilassem o conteúdo de forma mais eficaz, ao aplicar o conhecimento adquirido diretamente nas atividades cotidianas. Essa iniciativa não apenas fortalece a qualificação da equipe, mas também contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”.

Cintia Banin, enfermeira responsável do Banco de Olhos do HCFMB, foi uma das instrutoras do treinamento e reforça a importância dos treinamentos para fortalecer o vínculo entre os Bancos de Tecidos Oculares Humanos. “Momentos como este são muito importantes para aprimorar a qualidade e excelência dos tecidos oculares disponibilizados para transplantes e, assim, contribuir o aumento do número de doações, possibilitando que mais pessoas voltem a enxergar”.

Além de Álvio, Cintia e Fabiana, também ministraram os treinamentos o médico oftalmologista Luiz Vieira e Sá II, o enfermeiro Marcos Roberto Luiz e o técnico em Banco de Olhos Valdeci Roberto Tavares, todos servidores do HCFMB.