Durante o segundo semestre de 2022, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), em parceria com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) das instituições, realizou o I Circuito de Palestras de Bem-Estar e Autocuidado, com o intuito de proporcionar momentos de aprendizado e reflexão aos funcionários.
A iniciativa contou com 7 palestras abordando temas variados, como Alimentação, Atividade Física, Espiritualidade e Finanças, que puderam ser acompanhadas on-line (via Plataforma SETe Moodle ou Google Meet) ou presencialmente no Anfiteatro da Patologia.
Camila Polo Camargo da Silva, Enfermeira do Trabalho do HCFMB, contou como surgiu a iniciativa do Circuito. “O SESMT acompanha frequentemente a saúde ocupacional dos funcionários e, a partir disso, percebeu que iniciativas de reflexão e busca pelo conhecimento em saúde e em autocuidado poderiam contribuir positivamente para o cotidiano dos funcionários”
Educador Físico do SESMT, Leandro Augusto Esposito Camara comentou que os resultados foram satisfatórios considerando o período de estréia do projeto. “Nossa ideia, para as próximas edições, é repensar o formato e o uso das plataformas digitais, além de pedir sugestões de outros temas de interesse dos servidores, para que possamos atingir um número cada vez maior de participantes”.
O I Circuito de Palestras contou com o apoio do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA); do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp). “Agradecemos o apoio de todos os setores envolvidos e a presença dos palestrantes que, a partir de seus ensinamentos, puderam trazer benefícios práticos para o dia-a-dia dos funcionários do Complexo HC”, finaliza o Coordenador do SESMT do HCFMB / Famesp, Fabio Suraci Picchiotti.
Comentários