Cirurgias Ambulatoriais agora são realizadas no Hospital Estadual de Botucatu

Desde janeiro de 2015, as Cirurgias Ambulatoriais, antes feitas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em Rubião Júnior, foram transferidas para o Hospital Estadual de Botucatu (HEB), inaugurado no dia 22 de abril de 2014 e localizado na Avenida José Ítalo Bacchi s/nº, no Jardim Aeroporto.

As Cirurgias Ambulatoriais sempre são cirurgias-dia, ou seja, o paciente se desloca para a realização do procedimento e, depois de seu término, recebe alta. Segundo Dra. Érika Veruska Paiva Ortolan, diretora do HEB, a saída deste tipo de procedimento do HCFMB já era planejada, pois o espaço era insuficiente para as necessidades desse segmento.

De acordo com a médica, no HEB todas as cirurgias são agendadas previamente. Os pacientes são provenientes dos ambulatórios do HC e dos próprios ambulatórios do HEB, encaminhados das Prefeituras da região. O período de tempo entre a primeira consulta no hospital e o agendamento do procedimento varia de 1 a 4 meses.

As especialidades de Cirurgia Ambulatorial disponíveis são: Oftalmologia, Dermatologia, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Gastrocirurgia, Urologia, Cirurgia Geral e Vascular, sempre com anestesia local. No último mês de fevereiro, foram realizados 186 atendimentos, o dobro dos procedimentos realizados em janeiro (93).

Em relação à estrutura, a Cirurgia Ambulatorial no HEB possui 9 leitos no esquema de Box para os procedimentos. Sua equipe é formada por técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos, docentes e residentes.

Maíra Masiero – Assessoria de Comunicação e Imprensa