Nos dias 29 de outubro e 3 de novembro, representantes do Centro de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (CIT-HCFMB) participaram de dois importantes eventos realizados em São Paulo, reforçando sua inserção na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI-SP).
No dia 29 de outubro, representantes do CIT-HCFMB participaram do Encontro Anual SPAI 2025, evento que teve como o objetivo em divulgar o Relatório Anual da SCTI-SP, ocasião em que foram apresentados os resultados, avanços e perspectivas das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. O evento promoveu a troca de experiências e a discussão de estratégias para a atualização do decreto de inovação do Governo do Estado de São Paulo.
Já no dia 3 de novembro, a equipe do CIT-HCFMB participou de um encontro técnico com representantes do INOVA do HCFMUSP (Núcleo de Inovação Tecnológica), em São Paulo. A reunião teve como objetivo apresentar os programas institucionais de inovação, conhecer a estrutura e o ambiente do INOVA HC.

De acordo com o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, a participação do CIT-HCFMB nesses eventos “reforça o compromisso do Hospital com a inovação e o desenvolvimento tecnológico, consolidando sua posição como polo de referência regional e estadual. Estar presente nesses espaços de discussão é essencial para fortalecer parcerias e ampliar as possibilidades de impacto positivo dos projetos desenvolvidos em Botucatu”, destacou.
Para o Gerente de Gestão Corporativa do HCFMB, Sílvio Henrique Tomaz, estes encontros são uma oportunidade para fortalecer as ações de inovação na Instituição. “Estamos fazendo uma rodada de visitas em outros ambientes para conhecermos as estruturas nestes ecossistemas e planejar a governança estratégica do CIT-HCFMB”, explica.
Silvio também aponta que a parceria com o Parque Tecnológico de Botucatu tem contribuído para reforçar o papel e atuação do CIT-HCFMB. “Agradeço o Diretor Executivo, Daniel Lopes, pela proximidade e a parceria com o Parque, que tem o papel de facilitador com as empresas e startups para trazer soluções tecnológicas para o HCFMB e contribuir com as políticas públicas de inovação”, frisa.
Para a Diretora do CIT-HCFMB, Juliana Machado Rugolo, participar de espaços de inovação como esses é essencial para impulsionar transformações reais no sistema de saúde.
“O CIT-HCFMB nasceu da convicção de que inovar em saúde vai além de desenvolver novas tecnologias — é sobre novas formas de pensar, de conectar pessoas e de transformar realidades. Estar ao lado de instituições de referência nos inspira a sonhar mais alto e a construir soluções que gerem impacto concreto na vida das pessoas. Cada encontro e cada troca reforçam nosso compromisso em fortalecer o ecossistema de inovação do HCFMB e em colocar o conhecimento a serviço do SUS e da população que atendemos com tanto orgulho”, destaca Juliana.

O CIT-HCFMB foi credenciado em março pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, o que representa um marco para a Instituição. O credenciamento posiciona o HCFMB na vanguarda das soluções em saúde, promovendo melhorias nos serviços prestados, estimulando parcerias estratégicas e fomentando a cultura de inovação entre seus profissionais.
Entre os principais objetivos do CIT estão o apoio a ideias inovadoras da comunidade acadêmica e hospitalar, além da colaboração com empresas e instituições interessadas em desenvolver produtos e soluções de interesse para o Hospital e para a população.
Próximos passos
Entre as próximas ações do CIT-HCFMB estão o fortalecimento de parcerias com instituições de ciência e tecnologia, o desenvolvimento de projetos colaborativos com empresas e startups e a consolidação de uma política interna de inovação em saúde no HCFMB.
O Centro também pretende avançar na criação de programas de capacitação voltados a pesquisadores, profissionais e gestores, estimulando uma cultura de inovação aberta e sustentável.
Com essas iniciativas, o CIT-HCFMB reafirma seu papel estratégico na promoção de soluções inovadoras que aprimorem a qualidade do cuidado em saúde e contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo.










Comentários