No mês de agosto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu o treinamento “Assédio no Ambiente Laboral: identificando suas formas, impactos e consequências”, sendo certificado sobre a capacitação acerca da prevenção e combate ao assédio e demais formas de violência laboral, nos termos da Lei 14.457/2022.
O treinamento foi realizado em três etapas pela advogada Rayssa Blumer e pela psicóloga Bruna Vilas Boas, ambas especialistas no tema. A etapa 1 foi feita com a participação de gestores, colaboradores e terceirizados do HCFMB, e abordou os temas assédio moral e assédio sexual no ambiente laboral, identificando suas formas, impactos e consequências.
Já a etapa 2 incluiu o treinamento dos membros da Comissão de Ética e Conduta do HCFMB, dos colaboradores do Núcleo de Apoio Administrativo (NAA) e da Unidade de Gestão da Integridade e Ouvidoria, visando preparar os responsáveis através das melhores técnicas e ferramentas para apurar os casos de assédio, além de implantar um protocolo de apuração personalizado, bem como a realização de simulações de situações reais e dinâmicas em grupo.
A participação de gestores no treinamento prático a partir da simulação de situações reais para os gestores foi a etapa número 3 da certificação. Por meio de simulações de situações reais e dinâmicas em grupo, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades práticas de reconhecimento, prevenção e intervenção em casos de assédio.
O treinamento e a certificação em prevenção e combate ao assédio é parte das ações do Plano Integridade, um programa instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que estrutura de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção e punição de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, e foi realizado pelo Diretora do Departamento de Logística de Atendimento e Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento-NUCADE do HCFMB.
Comentários