1º de julho de 2010.
A Lei Complementar nº 1.124, promulgada pelo então Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, decretou que, a partir daquela data, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) passou a ter “personalidade jurídica de direito público, como entidade autárquica dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial”.
Em resumo, há 11 anos, o HCFMB se transformou em uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), marcando o ponto inicial de uma nova forma de gestão. E quais foram os desafios e conquistas, as evoluções estruturais e de serviços ao longo deste tempo, com a necessidade latente de crescimento?
Como ocorre em quase toda mudança de rota, o processo de autarquização teve períodos difíceis e encontrou resistência, principalmente de docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), que viam a perda do HC pela FMB, o que não ocorreu. O protagonismo como palco de ensino e pesquisa para os alunos e residentes FMB | Unesp continuou sólido durante todos estes anos.
A autarquização tornou o Hospital mais forte, com uma estrutura administrativa própria, mais organizada e adequada às suas necessidades. Assim, estes 11 anos consolidaram o HCFMB como a maior instituição pública vinculada ao SUS da região, atendendo cerca de 1,8 milhão de pessoas, de 68 municípios.
Para ajudar também nesta caminhada, a obtenção de recursos é fundamental e, para isso, os investimentos que provém do orçamento estadual se somam com os do Sistema Único de Saúde (SUS), via parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), que ajuda a construir uma base sólida de atuação na assistência hospitalar.
Nos primeiros 9 anos de autarquia, os números mostravam a evolução do atendimento assistencial no HCFMB, como o aumento de 25% no número de internações (21 mil em 2010, 28 mil em 2019) e de 21% de consultas de urgência e emergência no Pronto-Socorro (250 mil atendimentos em 2010 contra 315 mil em 2019). Outras estatísticas consideráveis mostravam um aumento no número de consultas ambulatoriais (48%), de cirurgias (33%) e principalmente na área de transplantes (100%), como de córnea, fígado e rim, somados aos de medula óssea, implantado em 2016 e cardíaco, autorizado em 2019.
Há alguns anos consecutivos o Serviço de Transplante Renal do HCFMB é considerado o primeiro centro transplantador do Estado. Dando continuidade a esse serviço de excelência, o Serviço de Transplante Cardíaco também se tornou o primeiro centro transplantador de coração do Estado. Em apenas três anos, realizou mais de 30 procedimentos. Um deles foi destaque no Fantástico, da TV Globo, onde dois corações foram transplantados em irmãos praticamente ao mesmo tempo.
O HCFMB, durante estes 11 anos, alargou as suas rotas e tornou-se um grande Complexo, com a consolidação de unidades importantes para a assistência local e regional, como os Prontos-Socorros Adulto (2011) e Infantil (2013), em parceria de gestão com a Prefeitura Municipal de Botucatu, além do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) e do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), ambos inaugurados em 2014.
Além das unidades externas, o Complexo HC cresceu internamente, com a abertura de novos espaços de atendimento para a população: o novo Prédio dos Ambulatórios, a Enfermaria de Cuidados Paliativos e a Unidade de Diálise para Pacientes Internados, pioneiras nos serviços públicos do Estado; a nova Maternidade do HEBo, o novo Centro de Infusão de Medicamentos de Alto Custo (CIDMAC), novas salas e equipamentos de Ressonância Magnética, novas instalações da Enfermaria de Transplantes e da Unidade de Internação de Convênios; o Centro de Reprodução Humana, além da aquisição de novos e modernos equipamentos que compõem atualmente o Parque Tecnológico do HCFMB, propiciando um crescimento assistencial estruturado e humanizado.
Nesta caminhada de 11 anos, vários serviços foram se ajuntando à estrutura já presente no Hospital, tornando o Complexo mais integrado e moderno: o Time de Resposta Rápida; a Unidade de AVC tornando-se referência nacional; o funcionamento pleno do NIR (Núcleo Interno de Regulação) além de outras estruturações. Todos esses serviços hoje são referência para a Diretoria Regional de Saúde de Bauru (DRS VI), a qual o HCFMB atende.
O árduo trabalho em prol da vida trouxe muitos frutos ao HCFMB: no ano de 2019, a instituição foi destaque junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, sendo posicionada como o terceiro maior hospital de ensino do Estado, com quase 4 milhões de procedimentos assistenciais realizados, e o primeiro na relação pacientes / internados por leito, com média de 5 dias de internação, enquanto dados da SES mostram que o Hospital com maior porcentagem de atendimento terciário entre todos os avaliados nasceu na terra dos bons ares.
Além disso, ocorreram diversos reconhecimentos a setores e participações de servidores do Complexo HC em artigos renomados, estudos internacionais e prêmios de grande importância no Brasil e no mundo, o que mostra a capacidade e a resiliência de cada profissional.
A pandemia da COVID-19 atingiu o mundo e o HCFMB se reinventou para viver este período. Reconhecido pelo Governo do Estado como hospital referência no atendimento de casos graves de COVID-19, com aportes financeiros do Ministério da Saúde e da SES, o HCFMB conta hoje oficialmente com 40 leitos de UTI e 70 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com diagnósticos confirmados de COVID-19.
Foi o terceiro hospital a receber as primeiras doses da vacina do Instituto Butantan distribuídas no Estado, destacando-se pela assistência de excelência prestada profissionais da linha de frente e pelas ações inovadoras no combate à pandemia.
Nenhum paciente que precisou do Hospital deixou de ser atendido neste momento delicado. Pelo contrário – os atendimentos aumentaram, e os números mostram que o HCFMB já atua há um tempo acima da capacidade, mostrando um serviço público que sempre consegue fazer mais com o que se tem.
O caminho continua sendo trilhado. Para os próximos 11 anos, a grande missão do HCFMB é trabalhar diariamente cada vez mais, com empenho e dedicação, planejar, insistir, executar, avaliar e novamente trabalhar, em prol sempre do bem mais precioso dos mais de 3 mil servidores do Complexo: o paciente, o amor de alguém.
Comentários