O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou no dia 23 de abril a Campanha de Vacinação Contra Gripe 2018. A vacinação atenderá profissionais da saúde e toda população em geral.
Os grupos prioritários que devem tomar a vacina são: crianças entre seis meses e menores de cinco anos; gestantes; mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas com 60 anos ou mais; população e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e professores das escolas públicas e privadas, que serão vacinados em etapas, conforme a determinação Estadual.
Segundo um informativo do governo de São Paulo que remete à diretriz do Ministério da Saúde, o projeto terá três fases:
- Etapa 1: a partir do dia 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;
- Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;
- Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros.
Responsável técnica do CRIE do HCFMB, Ivana Gonçalves diz que pessoas que tiveram alguma reação importante em doses anteriores ou que tenham histórico de alergia a ovo são as únicas que têm restrição para receber a vacina. “É só nos informar o caso que verificaremos se realmente não há possibilidade de vacinação”, diz.
Diretora do CRIE, a Profa. Ilda de Godoy comenta a importância da imunização. “Inúmeros estudos demonstram a eficácia da vacina, que protege toda população de várias complicações causadas pela gripe, principalmente neste período que antecede o inverno”, finaliza.
Serviço:
Local: Sala de Vacinas do CRIE
Segunda a sexta – das 8h30 às 12h / das 14h às 16h30
Local: SESMT do HCFMB (para servidores)
Dias 02/05/18 e 09/05/18 – das 7h às 15h30
Dias 03/05 a 04/05 – das 7h às 8h e das 12h às 14h
Dias 07/05 a 08/05 – das 7h às 8 horas e 12h às 14h
Comentários