O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou, neste mês de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, em que estão contemplados os trabalhadores da área da Saúde.
Segundo o informativo do Governo de São Paulo, a campanha permite, ao longo do ano, reduzir os sintomas em grupos prioritários (que podem se confundir com os da Covid-19), prevenindo as complicações decorrentes da doença e minimizando os impactos sobre os serviços de saúde.
Este mesmo informativo aponta que, em 2022, o Estado de São Paulo apresentou mais de 141 mil internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo cerca de 3 mil causadas pelo vírus Influenza, com o registro de 331 óbitos. Mais de 15 milhões de doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas no Estado durante a Campanha do ano passado.
Além dos trabalhadores da área da Saúde, os outros grupos prioritários são: idosos acima de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos e comunidades quilombolas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; portadores de deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medida socioeducativa. A meta é que 90% de cada um dos grupos prioritários sejam vacinados contra a influenza.
O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do HCFMB atende cerca de 70 municípios da região em relação a vacinas e indicações especiais de imunobiológicos. “Além das ações rotineiras, nesse momento, o CRIE e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) se unem, realizando a campanha da Influenza com um diferencial do atendimento de pacientes e também dos servidores”, lembra a Responsável Técnica de Enfermagem do CRIE do HCFMB, Dr.ª Ivana Gonçalves.
Os servidores do Complexo HC poderão receber o imunizante na sala de vacinas do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) do HCFMB, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, sendo entregues senhas ao término do período de atendimento. Para receber a vacina, os servidores precisam apresentar o crachá e a carteirinha de vacinação. “É necessário lembrar que não precisa ter um intervalo de tempo entre a aplicação da vacina contra a Influenza e de outros imunizantes como, por exemplo, a dose bivalente contra a Covid”, destaca a médica infectologista do CRIE, Dr.ª Letícia Lastória Kurozawa.
Também poderão tomar a vacina contra a Influenza as pessoas / pacientes dos grupos prioritários que estiverem com a carteirinha e / ou uma solicitação impressa ambulatorial. “Por entender a importância epidemiológica do momento, estamos realizando ações em postos volantes pelos Prontos-Socorros do Hospital, Transplante, SETI, Centro Cirúrgico, Hemodiálise, Hospital Estadual Botucatu, dentre outros”, reforça Ivana.
Se houver dúvidas sobre a vacinação, é necessário ligar para o CRIE pelo telefone (14) 3811-6080.
Comentários