Cuidando de quem cuida – iniciativas do HCFMB em prol da saúde mental dos servidores

Acolhimento psicológico, arteterapia e relaxamento progressivo são as práticas envolvidas

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe diversos impactos para a vida em sociedade e o viés psicológico se mostra como um dos mais afetados em todas as esferas, principalmente quando se trata dos profissionais de Saúde que atuam direta ou indiretamente no combate à doença.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas e com o Ambulatório de Funcionários, teve um olhar ainda mais cuidadoso para a saúde mental dos servidores do Complexo HC, com a implantação de práticas de acolhimento.

Segundo as psicólogas envolvidas nos projetos, o acolhimento psicológico oferece atendimentos individuais para funcionários que foram afetados pela Covid-19, no ambiente de trabalho, em decorrência do adoecimento próprio ou de familiares, além de intervenções em grupo, quando necessário. “Percebemos, nestes últimos tempos, um aumento significativo do estresse, relacionado com o momento que estamos passando, e isso afeta as esferas pessoal, profissional e familiar dos servidores”.

Da esquerda para a direita, as psicólogas Nicelle Juliana de Paula Sartor, Inara Garcia Garbulho, Ana Paula do Prado, Cristiane Chiloff (Gerente Multiprofissional do HCFMB), Rafaela Biagio Félix e Aline Zeller Pereira de Souza

Além do acolhimento psicológico, serão oferecidas, a partir do mês de agosto, outras duas atividades para contribuir com a saúde mental dos servidores: grupos de relaxamento progressivo e de arteterapia, que terão a duração de três meses.

O relaxamento progressivo é uma intervenção que auxilia as pessoas a atingirem o estado de relaxamento físico e mental, aumentando a consciência corporal e respiratória por meio de técnicas de tensionamento, relaxamento sistemático e consciente de grupos musculares, técnicas de concentração, respiração, entre outras. “Serão disponibilizadas oito vagas por semana e os encontros serão todas as sextas-feiras, a partir das 16h, com duração de quarenta minutos em média”, afirma a equipe.

Já a arteterapia é uma técnica terapêutica que favorece a expressão de sentimentos e afetos através de recursos artísticos. Neste grupo, serão oferecidas oito vagas e os encontros ocorrerão todas as terças-feiras, às 10h, com duração de uma hora. Para esta atividade, haverá uma lista de espera e, caso haja desistências, novos participantes serão chamados.

“Neste momento em que estamos vivendo, tudo tende ao distanciamento e é muito importante a pessoa se manifestar e buscar ajuda, da forma que achar mais conveniente. Por isso, oferecemos não apenas o atendimento psicológico, mas também oficinas que visam promover o cuidado com a saúde mental, tanto para tratamento quanto para prevenção”, finaliza a psicóloga e Gerente Multiprofissional do HCFMB, Cristiane Lara Mendes Chiloff.

Para os servidores do Complexo HC que se interessarem em participar do acolhimento psicológico ou de uma das atividades terapêuticas, é necessário mandar uma mensagem para o WhatsApp (14) 99614-1319.