“A nobreza de nosso ato profissional está em acolher aquela pessoa por inteiro, em conhecer sua história, em saber como chegou a esta situação e como é possível construir com ela formas de superação deste quadro”. Olhar o indivíduo em seus aspectos singulares, totais e integrais é uma das missões atribuídas pela autora Maria Lúcia Martinelli aos assistentes sociais, cujo dia foi celebrado na segunda-feira, 15 de maio.
Para lembrar a data, o Núcleo de Serviço Social do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) preparou um café da tarde no térreo do Salão Nobre da FMB, recebendo a equipe para um momento de confraternização e reflexão sobre a importância da profissão.
Coordenadora do Núcleo de Serviço Social, Lucelene de Barros Ramos lembrou que, neste ano de 2023, comemoram-se os 30 anos do Código de Ética Profissional da área e os 56 anos de atividades da categoria no HCFMB. “A atuação dos assistentes sociais no Complexo HC é de suma importância e faz a diferença para os pacientes e familiares, além de agregar o trabalho em equipe. Parabenizo a todos pela dedicação, desempenho, determinação e persistência, mesmo diante de todos os desafios”.


A Gerente Multiprofissional do HCFMB, Dr.ª Cristiane Lara Mendes Chiloff, destacou a sólida parceria com todo o serviço dos assistentes sociais. “Fiquei impactada quando li sobre a trajetória da categoria, que se tornou fundamental para a coletividade ao longo das décadas. Vejo vocês em cada espectro da sociedade, fazendo a diferença mesmo em meio a situações adversas. Nunca parem de lutar para fazer o melhor trabalho em prol do paciente”.
Em nome de todos os servidores, a assistente social Tatiane Aparecida Breve fez uma homenagem à trajetória do Núcleo no Hospital. “Se estamos aqui hoje, muitas pessoas contribuíram lá atrás com sua essência, amor e dedicação, conquistando espaços diariamente e buscando o melhor para o paciente e sua família. Como já dizia Maria Lúcia Martinelli, nós não escolhemos o Serviço Social, mas esta profissão nos escolheu para fazermos a diferença, e temos orgulho disso”, enfatizou.
Encerrando os discursos, Lucelene homenageou a assistente social Solange Sebastiana Moraes, coordenadora do Núcleo até fevereiro de 2019, pela trajetória desempenhada à frente do setor. “Agradecemos imensamente pelo profissionalismo, dedicação, reciprocidade, compartilhamento de experiências e contribuição efetivas para o crescimento do Núcleo”, encerra.
Sobre o Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão regulamentada que possui, como base para atuação, as dimensões ético-política, teórico–metodológica e técnico-operativa, com fundamentações firmadas em princípios, valores e atribuições, para viabilizar o acesso aos direitos sociais, a emancipação, a equidade, o fortalecimento, a construção da autonomia e do desenvolvimento social.
No âmbito da saúde, conforme o Conselho Nacional da Saúde (CNS) n° 218/1997 e a Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n° 383/1999, o assistente social atua em conjunto com a equipe multidisciplinar, desde o início do atendimento aos pacientes e familiares / responsáveis até na articulação para desospitalização segura e responsável e na continuação dos cuidados nos serviços ambulatoriais.
Os assistentes sociais ocupam diferentes espaços de trabalho no HCFMB, tais como: Enfermarias, UTIs, Ambulatórios, Hemodiálise, Radioterapia, Hemocentro e Pronto-Socorro Referenciado, além de atuarem nas Unidades Externas (Hospital Estadual Botucatu, Ambulatório de Oncologia, SARAD, Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico).
Comentários