Dr. Éder Trezza: um legado que estará sempre vivo

Humanizar vai além do que somente tornar-se mais humano e afável. É fazer a diferença na vida das pessoas.

Foi assim que o cardiologista e Professor Emérito da FMB | Unesp Dr. Éder Trezza, falecido neste final de semana e sepultado na tarde do último domingo, 23, em Botucatu, viveu a sua trajetória de 86 anos. Para além da sua extensa trajetória acadêmica e assistencial, sendo também Supervisor do HCFMB entre 1975 e 1977, a vocação de fazer o bem se estendeu para outras vertentes.

Esta expansão se concretizou em 1997, com a criação do Grupo Sempre Viva, destinado a promover ações de assistência e humanização no HCFMB, seja auxiliando de forma moral e emocional, seja na ajuda material ou na realização de atividades lúdicas e de lazer para os pacientes internados no Hospital e seus acompanhantes.

Ao longo destes mais de 25 anos, foram diversas as melhorias propiciadas pelo trabalho de Dr. Trezza e sua equipe de voluntários: entre elas, estão o novo layout da Sala de Tomografia, inaugurado em 2018, o auxílio na efetivação do projeto de TV corporativa “TV HC” no mesmo ano, além de diversos equipamentos médicos, televisores, geladeiras, poltronas reclináveis, cadeiras de rodas e momentos de alegria e esperança em meio aos desafios de tratamentos e internações.

Dentre as diversas homenagens recebidas ao longo de sua vida, Dr. Éder participou, em 2020, da inauguração da Parede da Gratidão do HCFMB, inserindo o nome do Grupo Sempre Viva no rol dos parceiros que contribuem de maneira relevante para a excelência do atendimento do Complexo HC. “Ninguém se dispõe a ajudar uma entidade que não fosse confiável e todo este trabalho que está sendo feito é por causa desta confiança que a população tem na unidade. Em nome dos voluntários, é um orgulho para mim estar aqui neste evento”, salientou na ocasião.

Já no início de 2023, Dr. Éder foi um dos homenageados do evento “Pioneiros do HCFMB”, que valorizou personalidades que contribuíram para o crescimento e a evolução do Hospital ao longo destes mais de 55 anos de história. O crachá comemorativo, mais do que um simples instrumento de controle de acesso, abriu as portas para um reconhecimento ainda maior dos serviços e missão prestada pelo cardiologista ao longo de várias décadas.

O HCFMB expressa os sentimentos à família e agradece toda a contribuição prestada por este profissional símbolo da humanização em nossa instituição. Temos a certeza de que este legado sempre estará vivo em nossas mentes e corações.