EES inicia Curso de Capacitação e Atualização de Práticas Assistenciais de Enfermagem em Diálise

A Escola de Educação em Saúde (EES) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) deu início ao Curso de Capacitação e Atualização de Práticas Assistenciais de Enfermagem em Diálise. A abertura do curso contou com a participação da professora titular de nefrologia Daniela Ponce, do médico Welder Zamoner e, nas aulas práticas, com as enfermeiras Marcela Lara Mendes, Camila Albuquerque e Ariane Pessoa.

Voltado para diferentes profissionais da saúde, como enfermeiros e técnicos, o curso recebeu alunos de Botucatu, Bauru, Avaré, Jaú e Macatuba. Com aulas teóricas e práticas, o objetivo é discutir, analisar e intervir no processo de trabalho da unidade de Diálise, visando, inclusive, aprofundar conhecimentos técnicos e científicos sobre os cuidados com o paciente renal. Além disso, a capacitação ensina habilidades referentes às práticas assistenciais em unidade de hemodiálise e diálise peritoneal aos pacientes renais crônicos e agudos.

“Usamos uma metodologia dinâmica e já no primeiro dia o conteúdo, percebemos que foi algo muito produtivo. Visamos abordar a prevenção, o diagnóstico e tratamento relacionado aos rins. Na parte prática, os alunos conheceram nossas unidades de Diálise e também conversaram com os pacientes que estão realizando o procedimento. À tarde, aprenderam sobre a montagem do sistema”, explicou a médica e doutora em Nefrologia, Daniela Ponce.

Além de contribuir para o repertório profissional, o treinamento prepara os profissionais para atenderem, de maneira ainda mais qualificada, toda a população que precisa deste tipo de cuidado.

Para quem quiser saber mais sobre os cursos da EES, acesse: https://www.ees.org.br/