FMB: 50 anos da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular

Celebração contou e relembrou a história da disciplina e seus colaboradores

Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB | Unesp

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) comemorou os 50 anos da disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular. A celebração teve início com um jantar de recepção no restaurante Confraria do Fogo, reunindo fundadores, ex e atuais residentes, além do atual Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Armando de Carvalho Lobato.

No dia seguinte, o encontro começou pela manhã no Salão Nobre da FMB, onde ex e atuais residentes foram recepcionados. As atividades incluíram aulas sobre a criação da disciplina e do Programa de Residência em Cirurgia Vascular e Endovascular da FMB/UNESP, ministradas pelos professores fundadores Francisco Maffei e Winston Yoshida.

Uma placa comemorativa foi descerrada, homenageando todos os residentes formados pelo serviço ao longo dos anos. Os presentes também participaram de um tour pelas novas instalações do serviço no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) – incluindo a enfermaria, o laboratório vascular e a hemodinâmica/angiografia digital -, além do plantio de uma árvore nos jardins da faculdade.

Autoridades como o Professor Pasqual Barreti, Reitor da UNESP, Professor Aristides Palhares Neto (representante da FMB) e Professor José Carlos Souza Trindade Filho, superintendente do HCFMB, marcaram presença, destacando a importância do evento para a instituição.

Na parte da tarde, um almoço festivo no buffet Terra Santa foi palco de homenagens aos professores fundadores, como Francisco Maffei, Sidnei Lastória, Hamilton Rollo, Winston Yoshida e outros membros históricos da equipe. A celebração contou com a presença de 223 pessoas, incluindo 78 dos 94 residentes formados até então, a equipe atual e ex-funcionários, tornando o evento um marco de reconhecimento e confraternização da história e impacto da Cirurgia Vascular e Endovascular na instituição.