Diariamente, um dos grandes desafios de vários hospitais é o processo de gerenciamento de leitos e a consequente regulação de vagas, aspectos essenciais para o planejamento e organização das ações assistenciais de forma centralizada, visando a melhor assistência para os pacientes.
No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a missão de realizar o monitoramento do paciente, desde o seu ingresso até a alta hospitalar, passando por suas transferências internas e externas, é de responsabilidade do Núcleo Interno de Regulação (NIR) que completa, no próximo dia 22, 10 anos de atuação no Complexo HC.
Inicialmente, o NIR foi criado com o nome de Gerenciamento de Leitos em 2012, subordinado à Diretoria Clinica e com a finalidade exclusiva de gerenciar os leitos das Enfermarias. Em 2016, passou a ser subordinado ao Departamento de Apoio à Assistência, estruturou suas atividades e incorporou mais membros na equipe, passando a ser chamado de NIR.
No ano seguinte, o setor assumiu o papel de referência e iniciou as atividades de relacionamento junto aos serviços de saúde regionais, através de visitas e discussões com o NIR Itinerante junto à, na época, Gerência de Relacionamento com a Rede Externa de Saúde. Atualmente, é uma estrutura subordinada à Gerência de Relacionamento e Internações, ligada diretamente à Superintendência do HCFMB, e teve suas atividades legitimadas e referenciadas pelo Tribunal de Contas a todo o Estado.
Gerente de Relacionamento e Internações do HCFMB e coordenadora do NIR até o fim de 2020, a enfermeira Janaína Celestino entende que a implantação do setor é importante e permanente dentro do planejamento estratégico assistencial. “Os hospitais são instituições complexas, com rotinas e culturas organizacionais que necessitam ser aprimoradas para melhorar a qualidade da assistência. Por isso, o NIR exerce o papel de mediar conflitos e promover a boa relação entre os setores”.
Enfermeiro e atual coordenador do NIR, Luiz Alberto de Souza Morais aponta que, a partir das atividades desenvolvidas pelo setor, houve uma melhora nos fluxos de encaminhamento, atendimento e saída dos pacientes, otimizando os recursos disponíveis no Hospital. “Dentre outros objetivos do NIR, nossa missão é favorecer a melhoria dos processos institucionais, aumentar a rotatividade dos leitos na unidade hospitalar e promover práticas assistenciais seguras, beneficiando os pacientes”.
Para os próximos anos, o Núcleo pretende aprimorar cada vez mais os seus processos e apoiar o processo integral do cuidado nos serviços hospitalares, visando o atendimento mais adequado às necessidades assistenciais. “O NIR é reflexo de todas as pessoas que passaram pelo setor ao longo dos anos. Cada uma foi construindo um pouco do que o setor é hoje, e agora colhemos o fruto de todo este trabalho”, finaliza Janaína.
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