HC promove mutirão de endoscopia para antecipar exames agendados até 2016

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promove neste sábado, 25, um novo mutirão para realização de exames de endoscopia. A primeira ação desse tipo foi realizada dia 4 de julho e foram feitos 45 exames. A previsão é que neste sábado sejam realizadas mais 40 endoscopias antecipando os procedimentos agendados para os próximos meses.

Segundo Dr. Cássio Vieira de Oliveira, especialista em Endoscopia Digestiva e médico responsável pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do HCFMB, o mutirão é realizado para adiantar a agenda de exames, que já chega até 2016. “O setor de agendamento do HCFMB convocou pacientes que estavam agendados para os meses de dezembro, novembro e outubro desse ano, antecipando esses exames. Para o mutirão realizado no dia 4 de julho e o que será realizado neste sábado, foram convocados somente pacientes de Botucatu”, ele comenta.

Entenda como é o exame de endoscopia

A Endoscopia digestiva é um exame complexo, utilizado para a detecção de diversas doenças do trato digestório. “O exame pode identificar sangramentos, tumores, úlceras ou inflamação – qualquer alteração dessa ordem será analisada. A endoscopia digestiva alta pode indicar uma série de patologias, como esofagite, gastrite, doença do refluxo gastresofágico, câncer no esôfago, estômago ou duodeno, úlceras gástricas e úlceras duodenais. O exame também é indicado para a pesquisa do Helicobacter pylori, bactéria responsável pela maioria das úlceras e muitos casos de inflamação do estômago (gastrite crônica)”, explica o especialista.

Números do HC de Botucatu

O HC de Botucatu realiza de 250 a 300 exames de endoscopia por mês. A intenção é aumentar em 30% o número de atendimentos nos próximos meses. Conforme explica Oliveira, o mutirão é importante porque permite a diminuição no tempo que o paciente espera para fazer o exame, permitindo diagnósticos mais precoces. Durante o exame, além da detecção dos problemas citados, também é possível a coleta de material para a realização de biópsias de lesões já identificadas ou para a pesquisa de possíveis doenças e da bactéria Helicobacter pylori.

Os exames de endoscopia realizados no mutirão do HC são destinados somente para pacientes atendidos e/ou que fazem o acompanhamento diretamente no hospital. Para dar suporte a essa ação, foram convocados dois médicos, uma enfermeira, cinco técnicos de enfermagem e duas secretárias.

O horário de atendimento será das 7h30h às 17h, sendo que os pacientes já foram previamente convocados para realizarem o exame nesta data. Serão realizados mais dois mutirões, em agosto, nos dias 8 e 22.  “A partir de setembro, com a previsão de aumento do número de funcionários no setor, pretendemos abrir novas agendas, diminuindo a necessidade da realização dos mutirões”, acrescenta Oliveira.

4toques comunicação – Assessoria de Comunicação e Imprensa