No último mês de julho, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT HCFMB / Famesp), recebeu cinco guinchos hospitalares para auxiliar na movimentação e no transporte de pacientes nas Enfermarias e setores assistenciais.
O HCFMB foi contemplado em um edital do Ministério Público do Trabalho que teve o objetivo de destinar parte do saldo disponível da conta judicial do Órgão para a compra dos equipamentos. Quatro guinchos ficarão alocados no HCFMB, em locais estratégicos como UTIs, Unidade de AVC, Enfermarias de Neurologia e Ortopedia, e um ficará no Hospital Estadual Botucatu (HEBo). Os guinchos conseguem suportar um peso de até 227 Kg.
Talita Alburquerque de Oliveira, Técnica de Segurança do Trabalho do SESMT, aponta que o guincho trará muitos benefícios para a assistência. “Haverá melhorias na ergonomia para a equipe assistencial, maior agilidade no atendimento e autonomia para a execução das transferências, além de trazer mais conforto e segurança aos pacientes e elevar a qualidade da assistência”.
Histórico
Camila Polo Camargo da Silva, enfermeira e coordenadora do SESMT, comenta que a ideia surgiu a partir de ações do Programa de Prevenção de Distúrbios Osteomusculares, criado em 2018. “Com o apoio da alta gestão, o serviço implantou várias iniciativas para cuidar dos funcionários. No caráter preventivo, seguimos uma metodologia de avaliação de risco de desenvolvimento de lesões em coluna lombar, através do Método de Movimentação Adequada de Pacientes Hospitalizados (MAPHO), para identificar equipamentos para auxiliar a movimentação e o transporte de pacientes”.
Nos anos de 2018 e 2019, houve o recenseamento e a aquisição de pranchas de transferências, conhecidas como “passantes”, além do treinamento das equipes envolvidas com o manuseio do equipamento. Na visão de Teresa Cristina Marinho de Moraes e Silva, Engenheira de Segurança do Trabalho do SESMT, ainda faltava uma solução para a transferência de pacientes da cama/maca para a poltrona/cadeiras de rodas ou de banho. “Fizemos um projeto piloto na Enfermaria de Neurologia em 2019, com um guincho que existia por lá, porém constatamos uma dificuldade de inseri-lo na rotina assistencial por conta da baixa capacidade de carga e da instabilidade do equipamento”, afirma.
Em 2020 e 2021, as ações do programa se concentraram nas medidas de segurança implicadas pela pandemia da Covid-19. Já no final de 2021, as conversas sobre a aquisição do guincho voltaram a acontecer até que o HCFMB, em março do ano passado, recebeu um equipamento para teste por um mês, além de um profissional para ministrar o treinamento nas Enfermarias de Gastrocirurgia, Vascular e Ginecologia (clínica médica II), UTI Coronariana, AVC, SESMT e Serviço de Reabilitação.
“Após o teste, os profissionais responderam a um questionário sobre a viabilidade de uso do guincho, em que foram relatados vários benefícios para a qualidade de vida do trabalhador e do paciente. Com este relatório, solicitamos ao Hospital a aquisição dos equipamentos e soubemos, pelo Núcleo de Apoio Administrativo, de uma verba destinada ao HCFMB, decorrente de uma ação civil pública. Em conjunto com a CIPA do HCFMB/Famesp, enviamos ao Procurador do Ministério Público Federal um relatório técnico, apresentando a necessidade embasada nos resultados do teste prático realizado com o equipamento, e a verba foi aprovada. A partir disso e com o auxílio da Gerência de Engenharia Clínica, realizamos o processo de licitação e conseguimos efetivar a aquisição dos guinchos”, comenta Teresa.
No final de julho, foi iniciado o treinamento dos profissionais de Saúde para o uso dos guinchos, com o apoio do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal do Departamento de Gestão de Pessoas, que se estenderá até o final de agosto. Nas primeiras turmas de treinamento, mais de 280 funcionários assistenciais do Complexo HC já foram capacitados.
O Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. João Henrique Castro, reforçou a importância dos guinchos para a assistência hospitalar e para a qualidade de vida do paciente. “A atualização constante de nosso Parque Tecnológico traz benefícios para o trabalho dos servidores e aprimora cada vez mais a nossa assistência. Parabenizo a todos os envolvidos pelo empenho em trazer o que há de melhor aos nossos pacientes”.
A equipe do SESMT está muito satisfeita com a aquisição dos equipamentos. “Este trabalho reflete o nosso firme compromisso em criar um ambiente não apenas seguro, mas também eficiente para os funcionários. Gostaria também de expressar minha gratidão pelo esforço e dedicação exemplares de toda a equipe do SESMT, que nos motiva e impulsiona a buscar constantemente melhorias e novas conquistas”, finaliza Camila.
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